32.1 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & Mundo Jornalistas confirmam atos de censura do STF expostos nos 'Arquivos do Twitter'

 Jornalistas confirmam atos de censura do STF expostos nos ‘Arquivos do Twitter’

O autor do requerimento da audiência, Marcel van Hattem, condenou o uso do medo para coibir críticas nas redes sociais, concluindo que impor censura sob pretexto de defender a democracia é vergonhoso para o país.

Durante uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional nesta terça-feira (16), os repórteres Eli Vieira, Michael Shellenberger, David Ágape e Glenn Greenwald corroboraram as denúncias de censura nas redes sociais no Brasil, reveladas pelo escândalo conhecido como Arquivos do Twitter Brasil. Este escândalo envolve um conjunto de documentos que incluem e-mails trocados entre representantes do governo brasileiro e dos EUA no período de 2020 a 2022.

A audiência foi proposta por Marcel van Hattem (Novo-RS), que destacou a repercussão internacional do tema, expondo um verdadeiro “complexo industrial de censura em curso no Brasil”.

Eli Vieira destacou a “violação do ordenamento jurídico em vigor”, ressaltando a importância da integridade da opinião do cidadão. David Ágape apontou que medidas como a criação da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia e do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia servem como eufemismos para justificar a censura. Além disso, destacou que o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados foram violados.

Glenn Greenwald denunciou a inexistência de devido processo legal para a censura, afirmando que o STF “inventou medidas” sem base legal para banir contas das redes sociais. Michael Shellenberger criticou a ideia de defender a democracia por meio da censura, considerando-a irracional.

O autor do requerimento da audiência, Marcel van Hattem, condenou o uso do medo para coibir críticas nas redes sociais, concluindo que impor censura sob pretexto de defender a democracia é vergonhoso para o país. As informações foram divulgadas pelo Diário do Poder.


[banner id=”303

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br