23.4 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoMetade dos MEIs ainda não enviou declaração anual, prazo se encerra em...

Metade dos MEIs ainda não enviou declaração anual, prazo se encerra em dois dias

Os MEIs que não preencheram o relatório mensal podem apurar a receita bruta do ano anterior somando as notas fiscais, embora isso possa ser mais trabalhoso.

A dois dias do prazo final, quase 50% dos microempreendedores individuais (MEIs) ainda não entregaram a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-MEI) de 2024.

De acordo com a Receita Federal, até as 11h desta quarta-feira (29), 7,91 milhões de profissionais autônomos haviam enviado o documento, representando 50,33% dos 15.719.345 MEIs ativos em 2023.

Detalhes do Prazo e Obrigações

O prazo de entrega da DASN-MEI termina na próxima sexta-feira (31), coincidindo com o fim do prazo para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Os MEIs obrigados a declarar Imposto de Renda devem enviar ambos os documentos.

A DASN-MEI deve ser entregue por todos que atuaram como MEI em qualquer período de 2023, mesmo que tenham enviado a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. Aqueles que se tornaram MEI em 2024 só precisarão preencher a declaração no próximo ano.

Os profissionais que estão encerrando as atividades como MEI também devem enviar a declaração, optando pela “Declaração especial” disponível na página do Simples Nacional na internet.

Preenchimento da Declaração

Na DASN-MEI, o MEI deve informar a receita bruta total obtida com a atividade em 2023. Caso não tenha faturado no ano passado, deve preencher o valor como R$ 0,00. Se o MEI contratou empregado em 2023, deve marcar “sim” no campo correspondente do formulário.

Para aqueles que mantêm o Relatório Mensal de Receitas Brutas, o preenchimento da DASN-MEI é simplificado: basta somar os valores mensais e informar na declaração. O relatório mensal deve ser preenchido até o dia 20 do mês seguinte às vendas ou prestação de serviços e arquivado por pelo menos cinco anos, junto com as notas fiscais de compras e vendas.

Os MEIs que não preencheram o relatório mensal podem apurar a receita bruta do ano anterior somando as notas fiscais, embora isso possa ser mais trabalhoso.

Consequências da Não Entrega

É crucial que os MEIs enviem a DASN-MEI dentro do prazo para evitar multas e outros impedimentos legais. A Receita Federal reforça a importância da regularização das obrigações fiscais para manter a conformidade e os benefícios associados ao regime do MEI.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br