23.8 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & Mundo Moraes determina 'Afastamento Excepcional de Garantias Individuais' de influenciador Monark por críticas 

 Moraes determina ‘Afastamento Excepcional de Garantias Individuais’ de influenciador Monark por críticas 

As Garantias Individuais fazem parte das cláusulas pétreas e não podem ser violadas ou alteradas, sequer pelo Congresso Nacional.

Um documento divulgado pela Câmara dos Estados Unidos na quarta-feira, 17, revelou as ações do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em relação à censura no Brasil, destacando o “afastamento excepcional de garantias individuais” do influenciador Bruno Aiub Monteiro, conhecido como Monark.

Segundo os registros do Twitter, Moraes ordenou o bloqueio dos perfis do influenciador em diversas plataformas, incluindo Instagram, Rumble, Telegram, TikTok, Twitter e YouTube, em 2023, devido às suas posições políticas e visões consideradas pelo ministro como “discurso de ódio”.

O documento revela que, na página 66, Moraes assinou a ordem destacando a necessidade de diligências, inclusive com o “afastamento excepcional de garantias individuais”, que não devem servir como proteção para atividades ilícitas.

Em relação ao conteúdo de Monark, categorizado como “subversivo” por Moraes na página 68, destaca-se a crítica do influenciador à suposta prática de censura pelo ministro.

No relatório da Câmara dos EUA, foi ressaltada uma declaração de Monark, onde ele afirma que Moraes ordenou o bloqueio de suas contas por criticá-lo por censurar brasileiros.

No mesmo período, o influenciador rotulou Moraes como “ditador” e “imperador” em dezembro de 2023, especialmente ao abordar questões sobre a segurança das urnas eletrônicas e a integridade do processo eleitoral brasileiro.

Em resposta ao relatório da Comissão Judiciária da Câmara dos Representantes dos EUA, o Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou nesta quinta-feira (18) que os documentos carecem de fundamentação nas decisões envolvendo a rede social X (antigo Twitter) no Brasil. O STF ressaltou que todas as suas decisões são fundamentadas conforme prevê a Constituição, e as partes afetadas têm acesso à fundamentação.

O relatório da comissão acusou os governos do Brasil e dos EUA de buscarem silenciar críticos nas redes sociais, especialmente após críticas do empresário Elon Musk contra as decisões de Moraes que determinaram a suspensão de contas por supostamente divulgarem “informações falsas”.

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br