23.1 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoPedidos de seguro-desemprego crescem no 1° bimestre de 2024 e atingem maior...

Pedidos de seguro-desemprego crescem no 1° bimestre de 2024 e atingem maior nível em 9 anos

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, foram contabilizados 1,2 milhão de requerimentos entre janeiro e fevereiro

Os pedidos de seguro-desemprego no Brasil registraram um aumento significativo no primeiro bimestre de 2024, atingindo o nível mais alto para este período desde 2015.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, foram contabilizados 1,2 milhão de requerimentos entre janeiro e fevereiro, representando um aumento de 8% em comparação com o mesmo período do ano anterior, que contabilizou 1,1 milhão de pedidos.

Além do aumento no número de solicitações, o valor total pago em seguro-desemprego também apresentou um crescimento significativo. Nos primeiros dois meses de 2023, o total pago foi de R$ 6,1 bilhões, enquanto no mesmo período de 2024 esse valor aumentou para R$ 7,3 bilhões, um acréscimo de 19,6%.

Os dados revelam que o total de pedidos é o mais alto desde 2015, quando 1,39 milhão de indivíduos que perderam seus empregos solicitaram o benefício, conforme informações do Painel de Informações do Seguro-Desemprego do Ministério do Trabalho e Emprego.

O Ministério do Trabalho atribui esse aumento aos padrões de “rotatividade do mercado de trabalho”, indicando que a instabilidade e a volatilidade no mercado têm contribuído para o aumento nos pedidos de seguro-desemprego.

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br