29.3 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoPercepção de que o Brasil está 'Na direção errada' alcança novo recorde...

Percepção de que o Brasil está ‘Na direção errada’ alcança novo recorde no governo Lula 3, revela Ipsos

A mais recente pesquisa “What Worries the World”, conduzida pela Ipsos, indica que a percepção de que o Brasil está seguindo na direção errada atingiu seu maior patamar no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva (Lula 3). Agora, o Brasil subiu da 22ª para a 21ª posição entre os países com as populações mais críticas aos rumos da própria nação, ultrapassando a Polônia. Mesmo assim, os brasileiros têm avaliações mais positivas sobre o rumo do país em comparação com a média global dos 29 países pesquisados, onde 62% das pessoas consideram que suas nações estão na direção errada.

Em dezembro de 2022, último mês da gestão de Jair Bolsonaro, 70% dos brasileiros acreditavam que o país estava na direção errada, comparado aos atuais 55%.

Principais Preocupações dos Brasileiros

Atualmente, 46% dos brasileiros afirmam que crime e violência são suas maiores preocupações, um aumento de cinco pontos percentuais em relação a abril. Segundo Marcos Calliari, CEO da Ipsos, os eventos violentos relacionados às enchentes no Rio Grande do Sul contribuíram para essa percepção crescente de insegurança:

“Essa interpretação se deve principalmente ao grande número de fatos midiáticos relacionados a crimes, incluindo assassinatos, desaparecimentos e violências ocorridas devido às enchentes. A mídia tem destacado muito essas notícias, o que impressiona bastante os brasileiros, levando crime e violência ao topo das preocupações novamente.”

Somente as populações de Chile (69%), Suécia (64%), África do Sul (56%), Peru (54%) e México (52%) manifestam mais preocupação com a questão da violência do que os brasileiros.

No mês passado, a preocupação principal dos brasileiros era a saúde pública, agora mencionada por 40%, uma queda de 2 pontos percentuais. A pobreza e a desigualdade social são citadas por 39% das pessoas, completando as três principais preocupações.

Preocupações Globais e Contexto Brasileiro

Globalmente, a inflação é a principal preocupação, com 34% das menções. Embora a alta dos preços seja uma preocupação significativa em países como Argentina (51%) e Estados Unidos (50%), no Brasil, apenas 23% dos brasileiros citaram a inflação como maior preocupação, colocando o país na 26ª posição nesse quesito.

A pesquisa da Ipsos foi realizada entre 15 de abril e 3 de maio, com 24.686 pessoas de 29 países. No Brasil, cerca de mil pessoas entre 16 e 74 anos participaram. A Ipsos destaca que, no Brasil, a amostra representa uma parcela mais conectada da população, concentrada em centros urbanos, com maior poder aquisitivo e nível educacional mais elevado que a média nacional. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br