17.3 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoPetrobras registra pior desempenho no primeiro trimestre desde 2021

Petrobras registra pior desempenho no primeiro trimestre desde 2021

Esses números ficaram abaixo das expectativas dos analistas, que projetavam um lucro um pouco acima de 25 bilhões de reais para o trimestre.

A Petrobras enfrentou seu pior desempenho no primeiro trimestre deste ano, registrando o segundo recuo consecutivo no lucro líquido para o período, totalizando 23,7 bilhões de reais. Esse resultado representa uma queda de 37,9% em comparação com o mesmo período de 2023 e marca o pior desempenho nos primeiros três meses do ano desde 2021, quando a empresa apresentou um lucro líquido de 1,2 bilhão de reais.

Esses números ficaram abaixo das expectativas dos analistas, que projetavam um lucro um pouco acima de 25 bilhões de reais para o trimestre. As estimativas foram revisadas para baixo há cerca de duas semanas, quando ainda previam um lucro superior a 30 bilhões de reais.

A revisão das estimativas foi uma resposta à prévia operacional da empresa, que indicava uma queda na produção. A Petrobras produziu, em média, 2,77 milhões de barris de óleo ou equivalente por dia no trimestre, uma queda de 5,4% em relação ao trimestre anterior, mas um aumento de 3,2% em relação ao ano anterior. As vendas também recuaram em comparação ao período entre outubro e dezembro, totalizando 1,6 milhões de barris por dia, uma queda de 4,9%.

Em um comunicado ao mercado, a Petrobras confirmou que as menores vendas e a redução nos preços do petróleo e na margem do diesel foram as principais causas do resultado negativo.

A receita líquida da Petrobras caiu 15,4% em comparação com o ano anterior, totalizando 117,721 bilhões de reais no primeiro trimestre. O lucro bruto também registrou uma queda de 17,2% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 60,7 bilhões de reais.

As despesas operacionais cresceram para 16,2 bilhões de reais no primeiro trimestre deste ano, representando um aumento de 22% em relação a 2023. Além disso, o custo para extrair o combustível, sem participação governamental e sem considerar o custo do frete, também aumentou para 6,04 dólares por barril equivalente de petróleo, um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Apesar desses desafios, a Petrobras anunciou o pagamento de dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP) equivalentes a 13,45 bilhões de reais, ou 1,04 real por ação.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br