O setor supermercadista de Minas Gerais está se preparando para um grande movimento de expansão em 2025. A previsão é de que aproximadamente R$ 1,2 bilhão sejam investidos para a inauguração de 80 novas lojas em todo o estado, conforme anunciou a Associação Mineira de Supermercados (Amis) nesta quinta-feira (6).
O impacto econômico dessas aberturas será significativo, gerando cerca de 8.400 novos postos de trabalho diretos. A pesquisa divulgada pela Amis se concentra nas unidades de autosserviço, caracterizadas por supermercados tradicionais que incluem seções como açougue, hortifrúti e padaria.
Em 2024, o setor já havia apresentado números de crescimento expressivos, com 88 novas unidades abertas. O destaque ficou para os formatos de atacarejo e supermercados de vizinhança, que, juntos, somaram 78 inaugurações. Esses tipos de loja têm se tornado cada vez mais populares no estado, atendendo a uma demanda crescente por conveniência e preços acessíveis.
No entanto, apesar da expansão significativa prevista para 2025, o setor ainda enfrenta desafios relacionados à contratação de mão de obra qualificada. O presidente-executivo da Amis, Antônio Claret Nametala, ressaltou que, embora o setor seja um grande gerador de empregos, a dificuldade de recrutar colaboradores, especialmente em 2024, deve persistir em 2025. “O setor supermercadista é um impulsionador do desenvolvimento econômico e social. No entanto, enfrentamos uma grande dificuldade de contratação de pessoas, o que deve continuar sendo um desafio este ano”, afirmou Nametala.
Com relação ao consumo, a Amis aponta uma previsão de crescimento real de 3,30% nas compras das famílias em 2025, impulsionado pela manutenção dos níveis de emprego e renda. O bom desempenho do setor é, portanto, atrelado à estabilidade econômica, o que gera otimismo entre os supermercadistas para o próximo ano.
A perspectiva de crescimento nas vendas, junto ao forte movimento de novas lojas e investimentos, reflete a confiança do setor supermercadista mineiro na recuperação e continuidade da evolução econômica do estado.
Leia mais: Supermercadistas de Minas Gerais planejam investir R$ 1,2 bilhão em 2025 com abertura de 80 novas lojas- Usina Jatiboca, com mais de 100 anos de história, anuncia fechamento e deve demitir mil trabalhadores em Urucânia (MG)
- PM encontra estufa com 160 pés de maconha em casa no bairro Jardim das Palmeiras, em Uberlândia
- BH inaugura núcleo especializado para crianças e adolescentes com autismo na Santa Casa
- Domingo de sol, calor e ar muito seco toma Minas Gerais: atenção à hidratação e riscos da baixa umidade
- Professora com deficiência visual vira referência na dança e na inclusão em Minas Gerais
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-116 BR-251 BR-262 BR-365 BR-381 Contagem Corpo de Bombeiros Crime Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Pouso Alegre Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews




