28.5 C
Belo Horizonte
InícioBUSINESItaú fecha 21 agências na Grande BH e demite milhares; sindicato critica...

Itaú fecha 21 agências na Grande BH e demite milhares; sindicato critica impacto no atendimento aos clientes

Sindicato dos Bancários de BH e Região reporta fechamento mensal de agências em BH e arredores

Itaú fecha 21 agências na Grande BH e demite milhares de trabalhadores, denuncia funcionário
Nos últimos 18 meses, o banco Itaú encerrou as atividades de 21 agências físicas em Belo Horizonte e região, abrangendo o ano de 2023 e os seis primeiros meses de 2024. Segundo dados do Sindicato dos Bancários de BH e Região, foram perdidos 3.292 postos de trabalho, sendo 1.342 somente nos últimos três meses. O sindicato também prevê o fechamento das agências BH Praça São Vicente, BH Lourdes e Betim em julho.

Ramon Peres, presidente do sindicato e supervisor operacional no Itaú, expressa preocupação com o impacto negativo no atendimento aos clientes. “É inaceitável que vários bairros de Belo Horizonte estejam sem qualquer unidade bancária para servir a população. Nas agências restantes, enfrentamos superlotação, filas longas e demora no atendimento”, lamenta.

Ele critica a justificativa dos bancos para os fechamentos, argumentando que, apesar do lucro de R$ 35 bilhões registrado pelo banco em 2023, um aumento de 15,7% em relação ao ano anterior, as alegações sobre a perda de lucratividade devido ao crescimento de cooperativas, bancos virtuais e fintechs não se sustentam. “Os cinco maiores bancos no Brasil tiveram um lucro combinado de R$ 100 bilhões no último ano, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Então, a justificativa para os fechamentos de agências é falsa”, argumenta.

O sindicato relata que 180 agências foram fechadas no Brasil no ano passado e destaca que, apesar das promessas de realocação dos funcionários das agências fechadas, as demissões continuam ocorrendo, impulsionadas pelos fechamentos.

Clientes também expressam preocupação com os fechamentos. Um morador da região Leste de BH, que preferiu não se identificar, lamenta o fechamento de três agências na sua área, o que dificultou o acesso aos serviços bancários. Outro cliente considera mudar para um banco virtual devido à falta de agências físicas e aos frequentes problemas no aplicativo do banco.


[banner id=”6197

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br