25.8 C
Belo Horizonte
InícioEconomiaMicro e pequenas empresas são responsáveis por 65% dos empregos criados em...

Micro e pequenas empresas são responsáveis por 65% dos empregos criados em Minas em 2024

Nos primeiros cinco meses de 2024, as micro e pequenas empresas (MPEs) em Minas Gerais criaram 85 mil novos empregos, representando 64,9% do saldo total de vagas no estado, segundo o Sebrae Minas e dados do Caged. Este desempenho colocou Minas Gerais como o segundo estado do Brasil com maior geração de empregos por MPEs.

O setor de serviços liderou a criação de vagas entre as MPEs, com 40,7 mil novas posições, seguido pelo setor agropecuário, que adicionou 17,2 mil novos postos. Este crescimento é atribuído às políticas públicas do Governo de Minas Gerais, que têm incentivado os pequenos negócios, essenciais para a geração de empregos e renda no estado. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destacou o compromisso de tornar Minas Gerais o estado mais empreendedor do Brasil.

Entre janeiro e maio de 2024, Minas Gerais registrou um aumento de cerca de 12% na criação de empregos em comparação com o mesmo período de 2023, totalizando mais de 133 mil novos postos. As empresas de médio e grande porte contribuíram com 35,1% desse saldo, somando 45,9 mil vagas.

A desburocratização tem sido uma aliada significativa para as MPEs, resultando em 16.064 novos postos de trabalho apenas em maio, representando 82,7% do total no estado. A agropecuária foi o maior gerador de empregos, com um saldo de 6.655 vagas, seguida pelos setores de serviços e construção civil.

Minas Gerais já conta com 459 municípios que aderiram à Lei de Liberdade Econômica, beneficiando mais de 11 milhões de cidadãos, o que facilita o ambiente de negócios e impacta positivamente as MPEs. Este programa resultou na revogação de quase 2 mil atos normativos obsoletos e dispensou alvarás para 730 atividades.

O tempo médio de abertura de empresas em municípios que adotaram a liberdade econômica é de 16 horas, comparado a 23 horas em outras localidades. Além disso, 132 municípios estão implementando o projeto Redesim+Livre para agilizar ainda mais o processo de abertura de empresas.

Micro e pequenas empresas em municípios com liberdade econômica avançada têm acesso à linha de crédito “Crédito Para Crescer” do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, com condições especiais.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br