25.4 C
Belo Horizonte
InícioEconomiaMinas Gerais registra quase 40 mil novos negócios em 2024

Minas Gerais registra quase 40 mil novos negócios em 2024

Minas Gerais alcançou a marca de 39.997 novas empresas abertas até o final de maio deste ano, marcando um aumento de 12,51% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), nesta segunda-feira (24/6).

Em maio apenas, 7.532 novos empreendimentos foram constituídos no estado, o que representa um crescimento de 5,21% comparado ao mesmo mês de 2023, quando foram registradas 7.159 aberturas.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, atribuiu o resultado positivo às políticas públicas que têm fortalecido a competitividade entre os setores produtivos de Minas Gerais.

Todos os setores – indústria, comércio e serviços – apresentaram crescimento no acumulado do ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. O setor de serviços liderou com um aumento de 14,25%, seguido pela indústria com 11,46% e pelo comércio com 7,45%.

A presidente da Jucemg, Patricia Vinte Di Iório, destacou que a redução da burocracia, a digitalização e a simplificação no processo de abertura de empresas têm sido fundamentais para tornar Minas Gerais um ambiente mais atrativo para os empreendedores.

Além disso, programas como o Redesim + Livre têm contribuído significativamente para o crescimento do empreendedorismo no estado. A iniciativa, implementada em Patos de Minas e que já conta com a adesão de vários municípios, automatiza o processo de abertura e legalização de empresas de baixo e médio risco, permitindo que um negócio esteja pronto para operar em questão de minutos.

Em termos regionais, as regiões do Centro-Oeste, Jequitinhonha/Mucuri e Vale do Rio Doce se destacaram com os melhores desempenhos percentuais em aberturas empresariais comparando maio deste ano com o ano passado.

No ranking municipal, Belo Horizonte lidera com o maior número de novas empresas abertas, seguida por Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba, Betim, Ipatinga, Divinópolis e Governador Valadares completando o top 10.

O relatório também apontou que foram registrados 4.715 encerramentos empresariais em maio, o que representa um aumento de 16,33% em relação ao mesmo mês do ano anterior, totalizando 25.658 extinções no acumulado do ano.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br