25.8 C
Belo Horizonte
InícioBUSINESMetade das cidades mineiras implementam Lei de Liberdade Econômica

Metade das cidades mineiras implementam Lei de Liberdade Econômica

Um levantamento realizado pelo Instituto Liberdade para Trabalhar revelou que 446 municípios em Minas Gerais, o que equivale a cerca de 52% do total de 853, já aderiram à Lei de Liberdade Econômica (LLE). A legislação, sancionada em 2019 após aprovação no Congresso Nacional, tem como objetivo desburocratizar a atividade econômica e simplificar processos para empreendedores.

A Lei 13.874 trouxe mudanças significativas, permitindo, por exemplo, que empresas de baixo risco operem sem a necessidade de licença prévia. Além disso, facilitou o registro automático na Junta Comercial para empreendimentos cuja aprovação do órgão público não seja obtida dentro do prazo estipulado.

Para Alfredo Cotait Neto, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a LLE simplificou processos e impulsionou a abertura de novos negócios. Ele destaca a importância de cada município implementar a legislação de forma completa para eliminar burocracias que impedem o desenvolvimento econômico local.

O sucesso da LLE é evidenciado por casos como o de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que registrou um aumento significativo de 10% na geração de empregos formais desde 2019. A CACB ressalta que a burocracia é um obstáculo para o crescimento do país e suas cidades, e enfatiza a necessidade de reflexão por parte dos agentes públicos sobre o impacto negativo dessas barreiras para o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico.

Para celebrar os cinco anos da LLE, a Câmara dos Deputados e a CACB realizarão uma sessão solene no Plenário do Parlamento nesta quarta-feira (5/6), com a participação de autoridades, empresários e comerciantes de todo o país.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br