23.8 C
Belo Horizonte
InícioEDUCAÇÃOMineira de 17 anos é finalista no "Nobel dos Estudantes"

Mineira de 17 anos é finalista no “Nobel dos Estudantes”

Milena Xavier Martins, de 17 anos, está entre os 50 melhores estudantes do mundo, sendo finalista do Global Teacher Prize, conhecido como o “Nobel dos estudantes”. Natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, Milena cursa o ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa.

Milena desenvolveu o “Autinosis”, uma ferramenta de triagem de autismo baseada em Inteligência Artificial, que estima a probabilidade de uma pessoa ter autismo através de um simples formulário, com resultados instantâneos. A ideia surgiu ao observar um amigo que apresentava traços de autismo sem diagnóstico.

Com seu projeto, Milena ganhou a Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial, foi finalista na seleção da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), obteve a medalha de Prata na Conferência Internacional de Jovens Cientistas (ICYS) na Turquia e recebeu uma bolsa em uma prestigiada instituição de pesquisa.

Aos 14 anos, Milena fundou a Prep Olimpíadas, a maior ONG de olimpíadas científicas do Brasil, impactando mais de 100 mil pessoas. O PrepAI, plataforma de Inteligência Artificial desenvolvida por ela, conecta estudantes, escolas e olimpíadas científicas, atendendo mais de 60 mil alunos.

Milena também foi convidada para integrar o Conselho Consultivo da Olimpíada Internacional de Pesquisa (IRO), sendo a mais jovem e única latina no comitê. Seu trabalho na área científica e educativa a levou a ser incluída na lista Forbes Under 30 na categoria “Ciência e Educação”.

Ela organizou aulas gratuitas para crianças em favelas, onde sete de seus alunos ganharam medalhas e bolsas de estudo, além de coordenar a Olimpíada Afrodiversidade Brasileira (OBAFRO), que impactou 20.000 participantes e aumentou a conscientização sobre questões raciais.

Aos 15 anos, Milena mudou-se sozinha para uma nova cidade, enfrentando dificuldades de adaptação e uma situação difícil com uma proprietária de pensão. Apesar das adversidades, ela continuou sua educação e dedicação à ciência, conquistando reconhecimento internacional.

A premiação do Global Teacher Prize, organizada anualmente pela Varkey Foundation, anunciará os dez finalistas em setembro. O vencedor receberá US$ 100 mil e discursará em uma assembleia com líderes mundiais em Nova York. Até agora, o prêmio nunca foi vencido por uma mulher ou por um brasileiro.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br