Embalado pela classificação à semifinal da Copa do Brasil após eliminar o rival Atlético, o Cruzeiro volta a campo nesta segunda-feira (15/9) para encarar o Bahia, na Arena Fonte Nova, às 20h (de Brasília), pelo encerramento da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe celeste tenta manter o embalo e seguir entre os primeiros colocados da tabela, evitando que Flamengo e Palmeiras abram vantagem na liderança.
O time de Leonardo Jardim chega confiante: é o único semifinalista mineiro na Copa do Brasil e soma 44 pontos no Brasileirão, ocupando a 3ª colocação antes da rodada, atrás apenas de Flamengo (49) e Palmeiras (47). O Bahia, 11º colocado com 28 pontos, busca reagir em casa para não se aproximar da zona de rebaixamento.
Alterações e dúvidas no Cruzeiro
Dos titulares que atuaram no clássico pela Copa do Brasil, apenas o volante Lucas Silva não poderá jogar – ele cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo recebido na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, na rodada anterior do Brasileirão. O meia Eduardo também está fora, ainda punido pelo STJD.
Com isso, o recém-recuperado Matheus Henrique é o mais cotado para começar entre os titulares. A principal dúvida é se Leonardo Jardim vai preservar jogadores desgastados pela maratona de jogos e convocações para a seleção brasileira.
O zagueiro Fabrício Bruno, que defendeu o Brasil nas Eliminatórias na Bolívia, é candidato a descanso – se isso ocorrer, Jonathan Jesus pode assumir a vaga. Já Kaio Jorge, artilheiro do campeonato com 15 gols, tratou intensivamente de lesão muscular e deve ser mantido; se não, Gabigol é opção para o ataque.
Caras novas à disposição
O Cruzeiro pode ter novidades no banco. Os reforços contratados no último dia da janela — o lateral Kauã Morais, o volante Ryan Guilherme e o atacante Keny Arroyo — foram regularizados no BID e estão aptos a estrear. O colombiano Sinisterra, já utilizado nas últimas rodadas, também deve ser opção de segundo tempo.
O outro lado: Bahia de Ceni cheio de desfalques
Do lado baiano, Rogério Ceni tenta contornar uma série de ausências. O meia Lucho Rodríguez deixou o clube rumo ao futebol saudita, e seis jogadores estão no departamento médico: Kanu, Caio Alexandre, Erick, Ademir, Erick Pulga e Tiago.
Há dúvidas também por critérios técnicos. No gol, Ronaldo pode dar lugar a João Paulo. Na lateral, Gilberto disputa posição com Santiago Arias, enquanto Cauly e Rodrigo Nestor brigam por vaga no ataque ao lado de Willian José.
Ficha do jogo
- BAHIA x CRUZEIRO
- Motivo: 23ª rodada do Brasileirão 2025
- Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
- Data: 15 de setembro de 2025 (segunda-feira)
- Horário: 20h (de Brasília)
- Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
- Auxiliares: Daniel Luis Marques (SP) e Thiaggo Americano Labes (SC)
- VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
- Transmissão: Canais de YouTube de O TEMPO e O TEMPO Sports, SporTV e Premiere
Provável Bahia: Ronaldo; Gilberto (Santiago Arias), David Duarte, Santiago Mingo e Luciano Juba; Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Kayky, Cauly (Rodrigo Nestor) e Willian José. Técnico: Rogério Ceni
Provável Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Matheus Henrique, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim
Leia mais: Raposa firme e forte: Cruzeiro desafia Bahia em Salvador para seguir entre os líderes do BrasileirãoAcidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-116 BR-262 BR-365 BR-381 Contagem Corpo de Bombeiros Crime Cruzeiro Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Pouso Alegre Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira




