25.8 C
Belo Horizonte
InícioPolíticaELEIÇÕES 2024Apoio do Novo - Ex-secretária de Zema deve ser vice de Tramonte

Apoio do Novo – Ex-secretária de Zema deve ser vice de Tramonte

Apesar das especulações, Zema não havia garantido a candidatura de Luísa à PBH

Mesmo com a recente filiação do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, ao partido Republicanos, a pré-candidatura do deputado estadual Mauro Tramonte à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) parece não ser impactada. O apoio do partido Novo, liderado pelo governador Romeu Zema, à candidatura de Tramonte, e a possível indicação da ex-secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, como vice, estão sendo discutidos e podem ser confirmados em um almoço com lideranças do Republicanos nesta quarta-feira (31/7).

Apoio do Novo e Indicação de Vice

O almoço, convocado por Zema, contará com a presença de importantes figuras do Republicanos, como o presidente estadual Euclydes Pettersen, o presidente municipal Gilberto Abramo, o deputado estadual Carlos Henrique, e o próprio Tramonte. A expectativa é que Zema comunique o apoio do Novo à pré-candidatura de Tramonte e a indicação de Luísa Barreto como vice.

Euclydes Pettersen confirmou o encontro e admitiu que as conversas para a aliança estão em andamento. Ele ressaltou a importância da composição para a governança e viabilidade de Tramonte, caso seja eleito.

Relações e Estratégias Políticas

A possível aliança entre Novo e Republicanos pode fortalecer a relação entre o governo Zema e o partido, que já está na base de apoio do Palácio Tiradentes na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Zema, inclusive, participou recentemente de eventos ligados ao Republicanos, como o aniversário de dez anos do Templo de Salomão, sede da Igreja Universal do Reino de Deus.

Apesar das especulações, Zema não havia garantido a candidatura de Luísa à PBH, destacando que as pesquisas e alianças seriam decisivas. Segundo uma pesquisa DATATEMPO realizada em julho, Luísa tinha 1,5% das intenções de voto, enquanto Tramonte liderava com 22,4%.

Impacto da Filiação de Kalil

A filiação de Kalil ao Republicanos causou incertezas sobre a aliança, especialmente considerando o histórico de Kalil como adversário de Zema nas eleições de 2022. No entanto, o presidente estadual do Novo, Christopher Laguna, minimizou o impacto dessa filiação, enquanto Euclydes Pettersen reforçou a busca por apoios, independentemente de Kalil.

Declarações e Desafios

Luísa Barreto negou qualquer definição sobre a aliança. Enquanto isso, Laguna destacou a posição de direita do Republicanos em Minas Gerais e ironizou a situação, comparando a volta de Kalil à eventualidade de João Amoêdo reassumir a liderança do Novo.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br