23.1 C
Belo Horizonte
InícioGeralBH tem ônibus elétricos em teste; veja em quais linhas os coletivos...

BH tem ônibus elétricos em teste; veja em quais linhas os coletivos operam

Belo Horizonte está avançando em sua iniciativa de modernizar o transporte público com a introdução de ônibus elétricos. Quatro veículos de diferentes marcas – Marcopolo, Volvo, BYD e SHC Ankai – estão sendo testados em oito linhas municipais, em um esforço para avaliar a viabilidade e os benefícios dessa tecnologia sustentável.

Os testes, iniciados em julho, fazem parte do Plano de Mobilidade Limpa da Prefeitura de Belo Horizonte, que prevê a substituição de 40% da frota atual por ônibus movidos por energia limpa até 2030. A iniciativa visa reduzir a emissão de carbono e alinhar a cidade aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Linhas em Teste

Os ônibus elétricos estão operando em regime de rodízio semanal nas seguintes linhas:

  • 105 – Estação Central/ Lourdes
  • SC01A – Contorno A
  • SC01B – Contorno B
  • SC03A – Hospital Felício Rocho / Hospital Militar
  • SC04A – Santa Casa / Savassi / Rodoviária
  • SC04B – Santa Casa / Rodoviária / Savassi
  • 2101 – Grajaú / Sion
  • 2103 – Prado / Anchieta

Detalhes do Projeto

Segundo a Prefeitura, os testes são fundamentais para ampliar o conhecimento sobre a tecnologia dos ônibus elétricos e realizar comparações entre os veículos nas mesmas condições de operação. “Durante os testes serão realizadas comparações entre os veículos nas mesmas condições de operação”, afirmou a prefeitura em comunicado.

Plano de Mobilidade Limpa

O Plano de Mobilidade Limpa da Prefeitura de Belo Horizonte tem como objetivo principal a redução da emissão de carbono na cidade. Para isso, a prefeitura já garantiu recursos para a compra de 100 ônibus elétricos através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, do governo federal. Os novos veículos são capazes de atingir velocidades de 70 a 80 km/h e possuem uma autonomia de cerca de 230 km por carga, acomodando até 80 passageiros.

Perspectivas Futuras

A Prefeitura de Belo Horizonte espera que os resultados desses testes forneçam informações valiosas para futuras contratações e licitações, consolidando a cidade como um modelo de mobilidade urbana sustentável. “Os testes são um passo crucial para ampliar o conhecimento sobre a tecnologia dos ônibus elétricos e realizar comparações entre os veículos nas mesmas condições de operação”, destacou a administração municipal.

Impacto Ambiental

A substituição gradual da frota atual por ônibus elétricos representa um avanço significativo na redução de poluentes e melhoria da qualidade do ar em Belo Horizonte. Além disso, a iniciativa está alinhada com os esforços globais para combater as mudanças climáticas e promover a sustentabilidade urbana.

Com esses passos, Belo Horizonte se posiciona na vanguarda das cidades brasileiras que investem em soluções de transporte sustentável, trazendo benefícios ambientais e sociais para seus habitantes.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br