29.7 C
Belo Horizonte
InícioEDUCAÇÃOMinas Gerais não alcança metas do Ideb em nenhuma etapa de ensino

Minas Gerais não alcança metas do Ideb em nenhuma etapa de ensino

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep, mostram que Minas Gerais não atingiu as metas estabelecidas para nenhuma das etapas de ensino.

O estado obteve 6,3 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental, abaixo da meta estadual de 6,7 pontos. Nos anos finais do ensino fundamental, registrou 4,9 pontos, e no ensino médio, 4,2 pontos. Esses resultados ficam aquém das metas projetadas para o estado em todas as etapas do Ideb.

Apesar de não ter alcançado suas metas, Minas Gerais está entre os sete estados com maiores notas na etapa do 1º ao 5º ano, ao lado de Paraná (6,7), Ceará (6,6), Santa Catarina (6,4), Distrito Federal (6,4), Espírito Santo (6,3) e Goiás (6,3).

O Ideb, que mede a qualidade da educação básica no Brasil, avalia o desempenho dos alunos e as taxas de aprovação. No cenário nacional, o Brasil alcançou 6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental, 5 pontos nos anos finais do fundamental e 4,3 pontos no ensino médio. Esses resultados foram impactados pela pandemia de COVID-19, segundo o MEC.

Entre os estados que não atingiram as metas, destacam-se Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Amapá, Roraima e Rondônia nos anos iniciais do ensino fundamental. No ensino médio, nenhum estado alcançou a meta.

O Ideb foi criado em 2007 e é um importante indicador para orientar as políticas públicas educacionais. Em janeiro de 2024, o Inep iniciou um estudo para atualizar o índice e suas metas, visando garantir que continue a ser uma ferramenta eficaz para a melhoria da educação no Brasil.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br