17.3 C
Belo Horizonte
InícioGeralDivinópolis registra primeira morte por febre maculosa em 2024

Divinópolis registra primeira morte por febre maculosa em 2024

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Divinópolis confirmou, nesta segunda-feira (26), a primeira morte por febre maculosa na cidade em 2024. A vítima é um homem de 42 anos, cujo provável local de infecção foi o próprio domicílio.

A febre maculosa é uma doença febril aguda, transmitida pelo carrapato-estrela, comumente encontrado em capivaras. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a doença pode variar de formas leves a graves, com uma alta taxa de letalidade nos casos mais severos.

Após a picada de um carrapato infectado, os sintomas podem demorar até duas semanas para se manifestar. O Ministério da Saúde destaca que os principais sinais incluem febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, dor muscular constante, além de sintomas mais graves, como gangrena nos dedos e paralisia dos membros que pode levar à parada respiratória.

O tratamento da febre maculosa é realizado com o uso de antibióticos específicos. Por isso, é essencial buscar atendimento médico ao surgirem os primeiros sintomas para evitar o agravamento da doença. Em alguns casos, pode ser necessária internação hospitalar.

Divinópolis agora se junta a outras cidades de Minas Gerais afetadas pela febre maculosa. A doença tem preocupado as autoridades de saúde, especialmente devido à presença de capivaras em áreas urbanas e rurais, aumentando a exposição ao carrapato-estrela.

A Semusa reitera a importância da prevenção, com o uso de roupas adequadas e a inspeção do corpo após atividades ao ar livre. Além disso, reforça a necessidade de monitoramento da população e das áreas de risco para evitar novos casos e mortes pela doença na cidade.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br