28.4 C
Belo Horizonte
InícioGeralAssembleia de Minas Gerais adota iluminação amarela e realiza audiência sobre prevenção...

Assembleia de Minas Gerais adota iluminação amarela e realiza audiência sobre prevenção ao suicídio

Nesta terça-feira (10/9), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) iniciou sua adesão à campanha Setembro Amarelo com a iluminação em amarelo de sua fachada e do Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. A ação visa apoiar a prevenção ao suicídio e promover a conscientização sobre saúde mental.

O Setembro Amarelo é um movimento que busca reduzir o estigma associado ao suicídio e oferecer informações sobre como prevenir esse grave problema. A iniciativa inclui a realização de uma audiência pública programada para segunda-feira (16/9), às 10 horas, para discutir a relação entre redes sociais e o aumento de casos de autoextermínio. O requerimento para a audiência foi apresentado pelo deputado Charles Santos (Republicanos).

A ALMG tem apoiado o Setembro Amarelo desde 2015, alinhando-se a outras instituições como a Associação Mineira de Psiquiatria (AMP), o Centro de Valorização da Vida (CVV), e o Conselho Federal de Medicina (CFM). A adesão faz parte do projeto Laços da Consciência, que promove ações de sensibilização sobre o bem-estar social.

A audiência pública será dividida em dois painéis. O primeiro, começando às 10 horas, abordará temas como dados e impactos do suicídio relacionados às redes sociais. O segundo painel, às 14 horas, discutirá medidas para combater o problema, incluindo procedimentos e legislação. O evento contará com a participação de especialistas das áreas de saúde, segurança, jurídica e representantes da sociedade civil.

O Setembro Amarelo é inspirado pela história de Mike Emme, um jovem americano que cometeu suicídio em 1994. Durante seu velório, amigos e familiares distribuíram cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio. Desde então, a fita amarela se tornou o símbolo do movimento de prevenção ao suicídio, que foi formalmente adotado no Brasil pelo CVV e outras instituições em 2015.

Além da iluminação e da audiência pública, a ALMG promove a Semana Estadual de Valorização da Vida, instituída em 2018 e realizada anualmente na semana do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro. Esta semana visa apoiar pessoas vulneráveis e combater o estigma associado ao suicídio.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br