16.5 C
Belo Horizonte
InícioGeralDeputado André Janones é indiciado pela Polícia Federal por suspeita de ‘rachadinha’

Deputado André Janones é indiciado pela Polícia Federal por suspeita de ‘rachadinha’

O deputado federal André Janones (Avante-MG) foi indiciado pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (12) sob acusações de peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em um esquema conhecido como “rachadinha”. Segundo as investigações, o parlamentar teria se apropriado de parte dos salários de seus assessores parlamentares.

De acordo com o relatório da PF, Janones seria o “eixo central” de uma organização criminosa que operava de forma contínua, desde o início até a conclusão dos crimes. Um assessor e um ex-assessor do deputado também foram indiciados por corrupção passiva e associação criminosa.

As investigações revelaram que um dos assessores pagava faturas de cartão de crédito em nome do parlamentar, sem ressarcimento, enquanto Janones solicitava o reembolso à Câmara dos Deputados, caracterizando apropriação indevida de verba pública.

O caso será analisado pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidirá se transforma Janones em réu ou arquiva a investigação.

A denúncia teve início após a divulgação de um áudio em que o deputado orienta assessores a devolver parte de seus salários para cobrir prejuízos de suas campanhas eleitorais.


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br