28.4 C
Belo Horizonte
InícioGeralAlerta de baixa umidade atinge BH e outras 612 cidades em Minas...

Alerta de baixa umidade atinge BH e outras 612 cidades em Minas Gerais neste domingo (15)

Neste domingo (15), Belo Horizonte e outras 612 cidades de Minas Gerais estarão sob alerta de baixa umidade do ar, conforme aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta começa às 9h e se estende até as 22h, com previsão de umidade relativa do ar variando entre 20% e 30%, muito abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para um nível ideal.

Além de BH, cidades da Região Metropolitana como Contagem, e outras regiões do estado, como Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Vale do Rio Doce, Central, Oeste, Sul, Sudoeste, Noroeste e Norte de Minas, também serão afetadas. Segundo o Inmet, a baixa umidade do ar traz riscos moderados à saúde e ao meio ambiente, como incêndios florestais e desconforto respiratório.

Alerta Laranja para 123 Cidades

Além do alerta geral para 613 cidades, 123 municípios de Minas estão sob alerta laranja, considerado mais grave, com a umidade relativa do ar variando entre 12% e 20%. O risco de incêndios florestais e problemas de saúde, como ressecamento da pele, irritação nos olhos e complicações respiratórias, é mais elevado nessas localidades.

O Inmet e a Defesa Civil reforçam a importância de seguir algumas medidas preventivas para minimizar os impactos do clima seco, como beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, utilizar umidificadores de ar e hidratar a pele. Eles também recomendam evitar atividades físicas intensas e manter ambientes úmidos com bacias de água ou toalhas molhadas.

Estiagem Prolongada

A falta de chuvas em Belo Horizonte já dura 149 dias, fazendo da capital mineira a cidade brasileira com o maior período de estiagem entre as capitais. A última precipitação ocorreu no dia 18 de abril, e a previsão é de que a seca continue até, pelo menos, 24 de setembro, podendo somar 159 dias sem chuva.

Além de BH, outras capitais que também enfrentam longos períodos sem precipitações incluem Brasília (144 dias), Goiânia (142 dias) e Cuiabá (119 dias). Essa estiagem prolongada coloca Minas Gerais em alerta máximo, especialmente em áreas suscetíveis a incêndios florestais e crises hídricas.

Previsão de Chuva na Próxima Semana

No entanto, a previsão para a próxima semana traz alguma esperança de alívio. Segundo o Inmet, a partir de terça-feira (17), cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, no Sul de Minas, poderão registrar chuvas mais intensas. Na quarta-feira (18), a previsão é de chuvas rápidas e isoladas na Região Metropolitana de BH, incluindo municípios como Sete Lagoas, Contagem, Betim e Pedro Leopoldo.

Ainda assim, as precipitações previstas são de curta duração e, segundo meteorologistas, a umidade do ar deve melhorar gradualmente, atingindo até 40% ao longo da semana.

A Defesa Civil de Belo Horizonte orienta que a população siga atenta às condições do tempo e continue adotando medidas de cuidado com a saúde e prevenção de incêndios, até que a situação se normalize.


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br