24.3 C
Belo Horizonte
InícioGeralDefesa Civil prevê fim de seca histórica em Belo Horizonte com possibilidade...

Defesa Civil prevê fim de seca histórica em Belo Horizonte com possibilidade de chuvas nesta quarta-feira

Após 152 dias consecutivos sem chuva, Belo Horizonte pode finalmente receber precipitações nesta quarta-feira (18). A previsão da Defesa Civil traz esperança para a capital mineira, que enfrenta um longo período de estiagem desde 19 de abril. O céu ficará parcialmente nublado, com possibilidade de chuva isolada e rajadas de vento moderadas durante a tarde, além de temperaturas entre 16°C e 29°C e umidade mínima em torno de 35%.

A capital mineira vive a segunda maior seca registrada nos últimos 61 anos, ficando atrás apenas de 1963, quando a cidade enfrentou 198 dias sem precipitação. A estiagem prolongada tem causado impactos significativos, como o aumento das queimadas e a baixa qualidade do ar. Minas Gerais lidera o número de incêndios no país, com 18% das ocorrências nacionais.

Meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explicam que a seca é resultado de bloqueios atmosféricos que impediram o avanço de frentes frias na região. “Este ano, tivemos uma sucessão de bloqueios atmosféricos, com um centro de alta pressão nos médios níveis da atmosfera, que impediu a formação de nuvens e o avanço dos sistemas frontais”, explicou a meteorologista Anete Fernandes.

Embora a previsão indique apenas chuvas de curta duração e em áreas isoladas, há expectativa de que o cenário mude em outubro, quando as precipitações devem se tornar mais frequentes e intensas em Belo Horizonte e em outras regiões de Minas Gerais, como a Zona da Mata, Campo das Vertentes e Triângulo Mineiro.

A Defesa Civil e o Inmet seguem monitorando as condições climáticas, enquanto a população aguarda ansiosamente pelo alívio da seca.


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br