23 C
Belo Horizonte
InícioPolíticaELEIÇÕES 2024Eleitos prefeitos, deputados estaduais deixam cadeiras na ALMG e suplentes assumem em...

Eleitos prefeitos, deputados estaduais deixam cadeiras na ALMG e suplentes assumem em 2025

As eleições municipais de 2024 em Minas Gerais provocaram mudanças significativas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com três deputados estaduais eleitos para prefeituras no primeiro turno. Coronel Sandro (PL) foi eleito prefeito de Governador Valadares, Douglas Melo (PSD) venceu em Sete Lagoas, e Fábio Avelar (Avante) conquistou a prefeitura de Nova Serrana. Com a saída desses parlamentares para assumir suas novas funções a partir de 2025, suplentes de seus partidos irão preencher as vagas na ALMG.

No caso de Coronel Sandro, que obteve 52,95% dos votos em Governador Valadares, a cadeira na ALMG deve ser ocupada por Lincoln Drumond, atualmente vereador de Coronel Fabriciano, pois Amanda Teixeira Dias, a primeira suplente do PL, já está exercendo mandato como deputada.

Douglas Melo, eleito com 43,23% dos votos em Sete Lagoas, será substituído por Adalclever Lopes, segundo suplente do PSD, visto que o primeiro suplente, Makoto Sekita, foi eleito prefeito de São Gotardo. Adalclever Lopes tem ampla experiência, já tendo sido deputado estadual por quatro mandatos.

Fábio Avelar, que venceu em Nova Serrana com 60,85% dos votos, será sucedido por Carol Caram, a primeira suplente do Avante.

Além dessas mudanças, o deputado Bruno Engler (PL) ainda disputa o segundo turno pela prefeitura de Belo Horizonte, enfrentando o atual prefeito Fuad Noman (PSD) em 27 de outubro. Mauro Tramonte (Republicanos), outro parlamentar, ficou em terceiro lugar na corrida pela capital mineira, enquanto Bella Gonçalves (Psol), que concorria como vice-prefeita ao lado de Rogério Correia (PT), ficou em sexto lugar.

Essas eleições não só impactam as prefeituras municipais, como também alteram a composição e dinâmica política da ALMG.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br