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Estado e União vão leiloar quase 3.000 km de rodovias em MG

O governo mineiro pretende licitar cinco lotes, o que vai dobrar os trechos entregues a concessionárias.

Minas Gerais, que liderou o ranking de Estados com mais pontos críticos em estradas pavimentadas em 2024, passará por uma nova rodada de concessões rodoviárias em 2025. Ao menos seis pregões estão previstos até o fim do ano. Apenas o governo estadual pretende licitar cinco lotes, o que pode mais que dobrar a malha rodoviária estadual sob gestão privada, saltando de 2.350 km para 5.147 km.

A União também planeja concluir, até 30 de abril, a relicitação da BR-040, no trecho entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro, sendo 55 km em território mineiro. No total, os leilões podem ampliar em quase 3.000 km a extensão de rodovias concedidas em Minas, com investimentos estimados em R$ 38 bilhões ao longo de 30 anos.

Expansão da malha concedida

A nova onda de concessões ocorre após Minas ter sido o Estado com mais rodovias leiloadas pelo governo federal em 2024. Foram incluídas a BR-381 (BH/Governador Valadares), BR-262 (Betim/Uberaba) e dois lotes da BR-040 (BH/Juiz de Fora e BH/Cristalina). Enquanto a BR-381 já teve contrato assinado em janeiro, os demais trechos ainda aguardam documentação.

Entre as rodovias estaduais a serem leiloadas, destaca-se a BR-356 (Nova Lima a Mariana), que registrou 509 acidentes e sete mortes entre janeiro e novembro de 2024. O projeto inclui duplicação de 67 km e construção de 39,7 km de faixas adicionais, com investimentos provenientes da repactuação pelo rompimento da barragem da Samarco e da empresa vencedora do leilão.

Especialistas e opiniões divergentes

O engenheiro Márcio Aguiar considera positiva a ampliação das concessões, mas alerta para a necessidade de fiscalização rigorosa. Já o especialista Silvestre Andrade vê os leilões como um avanço para Minas, que estaria atrasada em relação a outros Estados, como São Paulo. Em contrapartida, o deputado Leleco Pimentel (PT) critica o modelo de concessões e defende ajustes nos prazos contratuais.

Concessões federais em MG

Atualmente, 2.422 km de rodovias federais em Minas estão sob concessão, distribuídos entre sete operadoras. Os trechos mais recentes licitados incluem:

  • BR-381: 303,4 km
  • BR-040: 533 km
  • BR-262: 438,9 km

Os projetos seguem em andamento e devem trazer melhorias significativas para a infraestrutura rodoviária do Estado.

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