27 C
Belo Horizonte
InícioGeralIncêndio de grandes proporções atinge mata em Contagem; Defesa Civil alerta para...

Incêndio de grandes proporções atinge mata em Contagem; Defesa Civil alerta para risco elevado em Minas Gerais

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata no bairro Cabral, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na noite desta sexta-feira (22/8). Imagens que circulam nas redes sociais mostram chamas avançando rapidamente e fumaça próxima a residências, mas até o momento não há registro de feridos. As causas do fogo ainda são desconhecidas, e o Corpo de Bombeiros foi acionado para controle da situação.

Condições climáticas elevam risco de novos incêndios

A situação em Contagem se soma ao alerta de risco elevado de incêndios florestais emitido nesta sexta-feira (22) pela Defesa Civil de Minas Gerais. O órgão destacou que calor intenso, baixa umidade do ar e ventos fortes podem favorecer a propagação rápida de queimadas pelo estado até domingo (24/8).

Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e o Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), as temperaturas podem chegar a 36°C, enquanto a umidade relativa do ar deve atingir valores críticos de 12%, com rajadas de vento acima de 50 km/h.

O coordenador adjunto da Defesa Civil, tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino, reforça os cuidados:

  • Manter hidratação constante;
  • Proteger crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios;
  • Evitar qualquer ação que possa provocar incêndios;
  • Seguir recomendações de segurança e alertas oficiais.

O alerta abrange especialmente os municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, incluindo cidades como Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Frutal, Prata, Carneirinho e Iturama, entre outras.

Minas registra mais de 10 mil queimadas em 2025

Segundo o Corpo de Bombeiros, Minas já contabiliza 10.850 queimadas em 2025, média de 46 incêndios por dia, concentrando-se principalmente entre maio e julho. Para enfrentar o período crítico, a corporação reforçou a atuação com mais de 300 agentes capacitados e o uso de inteligência artificial no sistema ArcGIS, que integra imagens de satélite e dados internos para mapear focos de incêndio.

Além disso, houve investimento em treinamento de brigadistas e bombeiros para atuação em Unidades de Conservação, como os parques estaduais do Sumidouro, Ibitipoca, Biribiri e Rio Preto.

Recomendações à população

A Defesa Civil orienta ainda que a população:

  • Não solte balões ou realize queimadas;
  • Evite o uso de fogo para limpeza de terrenos;
  • Não descarte bitucas de cigarro em áreas com vegetação;
  • Cadastre o CEP do local para receber alertas via SMS pelo número 40199;
  • Acione 190 (PMMG), 193 (Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil) em caso de emergência.

O cenário reforça a necessidade de atenção redobrada diante do calor intenso, tempo seco e ventos fortes, que potencializam os riscos de incêndios florestais em Minas Gerais.

Leia mais: Incêndio de grandes proporções atinge mata em Contagem; Defesa Civil alerta para risco elevado em Minas Gerais

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-116 BR-251 BR-262 BR-365 BR-381 Contagem Corpo de Bombeiros Crime Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Pouso Alegre Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui