20.2 C
Belo Horizonte
InícioGeralHospital em BH converte dívidas em atendimentos oncológicos pelo SUS

Hospital em BH converte dívidas em atendimentos oncológicos pelo SUS

Instituto de Oncologia Ciências Médicas de Minas Gerais é o primeiro do estado a aderir ao programa “Agora Tem Especialistas”

O Instituto de Oncologia Ciências Médicas de Minas Gerais (IONCM-MG), da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), se tornou o primeiro hospital do estado a aderir ao programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, na modalidade de crédito financeiro.

Com o acordo, assinado nesta sexta-feira (3/10) na sede da unidade, no bairro Santo Agostinho, a instituição poderá converter dívidas tributárias com a União em atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a diretora adjunta do programa, Ana Luisa Guimarães, o limite financeiro destinado à Feluma é de R$ 3,5 milhões por ano. “Diversos procedimentos poderão ser realizados até que se alcance esse teto financeiro. Hoje mesmo, uma paciente já foi atendida em consulta pelo programa”, afirmou.


Atendimento oncológico e prioridade nacional

O IONCM-MG passa a oferecer, pelo programa, assistência oncológica em áreas como urologia, ginecologia e trato gastrointestinal, além de outras especialidades ligadas ao câncer.

“A estratégia é reduzir o tempo de espera nas filas do SUS. A oncologia está entre as linhas de cuidado prioritárias no país, e o diagnóstico oportuno é fundamental para garantir a recuperação adequada dos pacientes”, explicou Guimarães.


Complementação de serviços

Para o diretor-geral do Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM-MG) e do IONCM-MG, Vespasiano de Cerqueira Luz Neto, os atendimentos via programa se somam à assistência já prestada pela unidade.

“É uma complementação das linhas de cuidado que já temos contratualizadas para atender a população e proporcionar o ensino, que é a vocação fundamental da Feluma”, destacou.


Apoio da Prefeitura de BH

A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Danilo Borges, que classificou a iniciativa como “histórica”.

“Recursos que seriam destinados ao pagamento de impostos federais estão sendo convertidos em ações e serviços de saúde, para além daqueles que a instituição já oferece. É algo pioneiro na cidade e no estado, e esperamos que outros serviços também façam a adesão”, afirmou.


O programa nacional

O “Agora Tem Especialistas” foi lançado em 2023 pelo Ministério da Saúde como uma estratégia para reduzir filas do SUS em áreas críticas, entre elas oncologia, ortopedia, cardiologia e oftalmologia. A proposta é estimular hospitais universitários e filantrópicos a ampliarem a oferta de consultas, exames e cirurgias, com a possibilidade de abater débitos tributários junto à União por meio dos chamados créditos financeiros.

De acordo com dados do Ministério, mais de 1,3 milhão de atendimentos especializados já foram realizados em todo o país desde o início do programa. Minas Gerais, com a entrada da Feluma, passa a integrar o rol de estados que utilizam a modalidade.

Leia mais: Hospital em BH converte dívidas em atendimentos oncológicos pelo SUS

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-116 BR-251 BR-262 BR-365 BR-381 Contagem Corpo de Bombeiros Crime Cruzeiro Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui