18.6 C
Belo Horizonte
InícioGeralBelo Horizonte enfrenta o outubro mais frio em 11 anos; temperaturas sobem...

Belo Horizonte enfrenta o outubro mais frio em 11 anos; temperaturas sobem no fim de semana

Belo Horizonte está registrando o outubro mais frio desde 2014, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A capital mineira tem amanhecido com temperaturas próximas dos 10 °C, cenário incomum para o mês de primavera, que levou até a prefeitura a distribuir cobertores à população em situação de rua.

Entre os dias 21 e 23 de outubro, BH teve três dos sete dias mais frios da série histórica do Inmet. Na última terça-feira (21), os termômetros marcaram 9,1 °C, a segunda menor temperatura já registrada em um mês de outubro, atrás apenas de 2014, quando a cidade atingiu 8,1 °C na estação Cercadinho.
Na quarta (22), a mínima foi de 9,8 °C, e, na quinta (23), de 10,6 °C.

📉 Massa de ar frio atípica

O meteorologista Lizandro Gemiacki, do Inmet, explicou que o fenômeno atual é incomum pela época em que ocorreu.

“Tivemos um avanço dessa massa de ar mais frio em uma época atípica, nos meados e final do mês. Em 2014, que ainda é o recorde, o frio veio no início de outubro”, afirmou.

De acordo com ele, o frio intenso foi provocado por um sistema de baixa pressão que formou uma frente fria na altura do Sul do Brasil, trazendo ar gelado que se espalhou pelo Sudeste e chegou até o Sul da Bahia.

🧣 Ações de proteção e acolhimento

Com as temperaturas abaixo do esperado, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou uma força-tarefa de distribuição de cobertores na Praça da Estação, na região central.
Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social também realizaram abordagens e orientações sobre cuidados com o frio e informaram sobre vagas em abrigos municipais.

Nos Restaurantes Populares e unidades de acolhimento, os cardápios foram adaptados para oferecer refeições mais calóricas e adequadas ao período de baixas temperaturas.

A prefeitura reforçou ainda que pessoas com sinais de hipotermia ou problemas respiratórios devem procurar imediatamente atendimento em uma das 153 unidades de saúde ou nas UPAs da capital.

🌤 Trégua e mudança no clima

Segundo o Inmet, o frio começa a perder força a partir deste fim de semana.
Nesta sexta-feira (24), a máxima chega a 26 °C e a mínima fica em torno de 10 °C. A partir de sábado (25), as temperaturas sobem gradualmente — 28 °C no sábado e 30 °C no domingo.

Em Minas Gerais, a tendência é semelhante: máximas de até 35 °C em algumas regiões do interior e mínimas entre 5 °C e 8 °C no Sul do estado, ainda com possibilidade de geada isolada nas serras.

💡 Como se proteger do frio

  • Hidrate-se e evite banhos muito quentes, que ressecam a pele;
  • Use hidratante corporal e roupas adequadas;
  • Pratique atividades físicas com agasalho;
  • Mantenha janelas abertas em locais fechados para circulação do ar;
  • Procure um médico em caso de sintomas respiratórios.

:::NOSSO GRUPO NO WHATS APP :::

Leia mais: Belo Horizonte enfrenta o outubro mais frio em 11 anos; temperaturas sobem no fim de semana

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-116 BR-251 BR-262 BR-365 BR-381 Contagem Corpo de Bombeiros Crime Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Pouso Alegre Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui