18.6 C
Belo Horizonte
InícioGeralPrefeito Álvaro Damião sanciona “Dia da Fidelidade Conjugal e do Casamento Monogâmico...

Prefeito Álvaro Damião sanciona “Dia da Fidelidade Conjugal e do Casamento Monogâmico Cristão” em Belo Horizonte

Projeto de autoria do vereador Neném da Farmácia (Mobiliza) inclui data no calendário oficial da capital e reacende debate sobre avanço de pautas ideológicas na Câmara Municipal


O prefeito de Belo Horizonte (MG), Álvaro Damião (União Brasil), sancionou na sexta-feira (24) uma nova lei que institui o “Dia Municipal da Fidelidade Conjugal e do Casamento Monogâmico Cristão”, a ser celebrado anualmente em 18 de maio.

A proposta foi apresentada pelo vereador Neném da Farmácia (Mobiliza) e é o oitavo projeto de sua autoria aprovado neste primeiro ano de mandato. Assim como outros textos do parlamentar, a medida insere uma nova data simbólica no calendário oficial de comemorações da cidade.

Na justificativa do projeto, o vereador argumenta que o objetivo é “valorizar a formação familiar entre homem e mulher” e promover a reflexão sobre os vínculos conjugais e a importância da fidelidade.

“Ao instituir essa data, busca-se, principalmente, promover a reflexão sobre o papel essencial da união estável entre um homem e uma mulher, destacando os benefícios sociais dessa forma de relacionamento para a comunidade como um todo”, escreveu Neném da Farmácia.
“Além disso, pretende-se criar um espaço para incentivar o diálogo sobre as questões relativas à família e ao fortalecimento dos vínculos familiares, promovendo a conscientização sobre a importância da fidelidade, da confiança e da união conjugal”, completou o parlamentar.

O avanço de pautas ideológicas na Câmara de BH

A aprovação da nova lei ocorre em meio a uma série de projetos de inspiração ideológica que têm avançado na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), especialmente entre parlamentares alinhados a setores da direita e extrema direita.

Nos últimos meses, tramitam na Casa propostas que buscam interferir na cultura, na educação e nos direitos reprodutivos, com pautas que reproduzem discursos moralizantes e nacionalistas já vistos em outras câmaras municipais do país.

Entre os projetos apresentados, estão medidas que tentam censurar gêneros musicais como o rap e o funk, além de iniciativas que vetam a presença de crianças em eventos carnavalescos e paradas LGBT+. Há também tentativas de proibir símbolos religiosos em manifestações artísticas, reeditando debates sobre liberdade de expressão e laicidade do Estado.

Na área educacional, voltam à pauta ideias como o “Escola Sem Partido”, a obrigatoriedade da leitura bíblica e a proibição do funk em atividades pedagógicas, compondo um conjunto de ações voltadas à imposição de valores morais e religiosos.

No campo dos direitos reprodutivos e de gênero, há ainda projetos que incentivam o natalismo, restringem a participação de pessoas trans em esportes e propõem mudanças simbólicas em espaços públicos, como a substituição do nome da Praça Ernesto Che Guevara por Martin Luther King.


Um plenário em disputa simbólica

Para analistas políticos e especialistas em comportamento legislativo, essas propostas integram uma “guerra cultural” que ultrapassa a esfera municipal e dialoga com disputas ideológicas nacionais, transformando o plenário da Câmara de BH em um palco de embates morais e religiosos, muitas vezes distantes das demandas concretas da população da capital mineira.

Enquanto parte dos vereadores defende que as novas datas e homenagens representam o resgate de valores tradicionais, críticos afirmam que o Legislativo municipal tem sido cooptado por agendas identitárias conservadoras, usadas como vitrine política em ano pré-eleitoral.

Leia mais: Prefeito Álvaro Damião sanciona “Dia da Fidelidade Conjugal e do Casamento Monogâmico Cristão” em Belo Horizonte

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-116 BR-251 BR-262 BR-365 BR-381 Contagem Corpo de Bombeiros Crime Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Pouso Alegre Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui