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Relicitação da BR-381 atrai três grupos e prevê R$ 15 bilhões em obras entre BH e SP; contrato valerá até 2040


A relicitação do trecho da BR-381/Fernão Dias que conecta Belo Horizonte a São Paulo já despertou o interesse de pelo menos três empresas. O leilão está marcado para 11 de dezembro, na B3, e deve encerrar a gestão da Autopista Fernão Dias S.A., do grupo Arteris, responsável pela rodovia desde 2008.

Com valor estimado em R$ 15 bilhões, o novo contrato adotará como critério de vitória o maior desconto no pedágio. A futura concessionária também precisará pagar R$ 295 milhões à atual operadora, como definido em negociações mediadas pela Secretaria de Consenso do TCU.


Contrato prevê dez anos de obras e modernização da rodovia

O acordo, que terá vigência até 2040, determina um ciclo intenso de intervenções nos primeiros dez anos. Estão previstos:

  • 108 km de faixas adicionais;
  • 14 km de vias marginais;
  • 9 km de correções de traçado;
  • 29 passarelas;
  • 17 interseções remodeladas;
  • 62 melhorias de acesso;
  • 6 passagens de fauna;
  • 2 áreas de escape;
  • novos túneis.

Ao todo, serão R$ 9,5 bilhões em obras e R$ 5,39 bilhões em serviços operacionais. Somente nos três primeiros anos, a previsão é de R$ 3 bilhões em investimentos.

A execução será acompanhada por um verificador independente, contratado pela Infra S.A., que fiscalizará o cumprimento das obrigações durante os três primeiros anos de contrato.


Trecho é estratégico para a economia nacional

A Fernão Dias é um dos eixos logísticos mais importantes do Brasil. Segundo a ANTT, o segmento entre Contagem (MG) e Guarulhos (SP) concentra:

  • 15% do PIB nacional,
  • 40% da arrecadação líquida de Minas,
  • 31% do PIB paulista.

Com 569 quilômetros e passagem por 33 municípios, a rodovia registra fluxo diário superior a 61 mil veículos por praça, sendo 37% caminhões — indicador que reforça a relevância da via para o transporte de cargas entre Sudeste e Sul do país.

Nos últimos anos, o trecho ganhou projeção nacional por registrar acidentes graves, gargalos logísticos e longos períodos de interdição, sobretudo em pontos onde o traçado sinuoso e taludes instáveis exigem modernização. O caso mais recente ocorreu próximo a Carmópolis de Minas, onde deslizamentos e erosões deixaram pistas fechadas por dias.


Repactuação tenta destravar obras paradas

A relicitação só foi possível após acordo entre o Ministério dos Transportes, a ANTT, a Arteris e a União, com mediação do TCU. Para o vice-presidente do tribunal, Vital do Rêgo, o modelo dá segurança jurídica e acelera investimentos represados:

“É uma ligação estratégica entre Minas e São Paulo. São medidas que devolvem infraestrutura de qualidade à população”, afirmou.

A Fernão Dias será a terceira concessão repactuada dentro do programa de otimização do Ministério dos Transportes, que busca atualizar contratos antigos, reduzir tarifas e melhorar o atendimento ao usuário.

A secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, diz que o processo é parte de um esforço para “modernizar a malha federal com eficiência e transparência”.

O ministro Renan Filho ressaltou que o governo decidiu resolver pendências antigas antes de abrir novas concessões:

“Com a repactuação, garantimos tarifas menores, mais obras e segurança jurídica para novos investimentos”.

Leilões devem crescer em 2025 e 2026

O governo federal prevê 16 novas licitações em 2025, somando R$ 176 bilhões em investimentos. Se confirmadas as projeções para 2026, o total pode ultrapassar R$ 350 bilhões em obras de rodovias, ferrovias, aeroportos e hidrovias.

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