20.2 C
Belo Horizonte
InícioGeralMenina autista de 4 anos desaparecida é encontrada viva após 48 horas...

Menina autista de 4 anos desaparecida é encontrada viva após 48 horas de buscas em Minas Gerais

Alice Maciel foi localizada em área rural de Jeceaba; reencontro emocionou familiares e mobilizou a comunidade

A criança autista não verbal Alice Maciel Lacerda Lisboa, de 4 anos, que estava desaparecida desde a tarde da última quinta-feira (29), foi encontrada viva neste sábado (31) no distrito de Bituri, zona rural de Jeceaba, na Região Central de Minas Gerais. O desfecho positivo encerra quase 48 horas de buscas intensas, que mobilizaram forças de segurança, voluntários e moradores da região.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Alice foi localizada por trilheiros voluntários, que participavam das buscas com motocicletas. A criança estava deitada em uma área de mata, próxima a uma estrada rural, a cerca de cinco quilômetros da casa dos avós, onde havia sido vista pela última vez.

“Eles passaram de moto, viram a perninha dela no meio do mato, voltaram e ela estava deitadinha lá”, relatou o tio da criança, Bruno de Oliveira, emocionado.

Desaparecimento mobilizou forças de segurança e voluntários

O desaparecimento ocorreu quando Alice estava no sítio da avó. Conforme relataram familiares, a menina brincava após nadar, quando a avó se afastou por alguns minutos para atender uma ligação telefônica. Ao retornar, a criança já não estava mais no local.

Imediatamente, familiares, vizinhos e autoridades iniciaram uma grande mobilização. As buscas contaram com 12 guarnições do Corpo de Bombeiros, além de cães farejadores, drones com câmeras térmicas, policiais militares, Defesa Civil e dezenas de voluntários. Ao todo, 38 militares e dois cães atuaram na operação.

A mãe da criança, Karine Maciel, fez apelos públicos pedindo responsabilidade na divulgação de informações e alertando que notícias falsas aumentavam a angústia da família durante as buscas.

Amber Alert foi acionado

Diante da gravidade do caso, o Ministério da Justiça acionou o Amber Alert, sistema de alerta emergencial para desaparecimento de crianças. A ferramenta enviou notificações pelas redes sociais da Meta (como Instagram e Facebook) para usuários em um raio de até 160 quilômetros da região de Jeceaba.

Reencontro emocionante

O resgate foi confirmado oficialmente pelos Bombeiros na tarde deste sábado. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento emocionante em que Alice é entregue à mãe, sob aplausos, lágrimas e gritos de “viva” de familiares e moradores da comunidade.

De acordo com o CBMMG, a criança foi encontrada consciente, com sinais vitais preservados, apresentando apenas marcas de capim pelo corpo, sem ferimentos graves. Alice foi encaminhada para avaliação médica e, após os cuidados necessários, deve retornar para casa.

Comunidade comemora final feliz

O caso comoveu moradores de Jeceaba e repercutiu em todo o estado. Após dias de apreensão, o reencontro foi celebrado como um final feliz, resultado da união entre familiares, voluntários e forças de segurança.

As autoridades reforçam a importância da rápida comunicação em casos de desaparecimento, do apoio da população e do uso responsável das redes sociais para auxiliar — e não atrapalhar — operações de busca e salvamento.

::: CLIQUE AQUI  E ENTRE PARA O NOSSO GRUPO NO WHATS APP :::

Leia mais: Menina autista de 4 anos desaparecida é encontrada viva após 48 horas de buscas em Minas Gerais

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-116 BR-251 BR-262 BR-365 BR-381 Contagem Corpo de Bombeiros Crime Cruzeiro Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui