21.9 C
Belo Horizonte
InícioPolíticaELEIÇÕES 2024Fuad Noman lidera pesquisa espontânea de intenção de voto em Belo Horizonte,...

Fuad Noman lidera pesquisa espontânea de intenção de voto em Belo Horizonte, aponta instituto

Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte pelo PSD, lidera a pesquisa espontânea de intenção de voto realizada pelo instituto Viva Voz, encomendada pela TV Alterosa e divulgada nesta terça-feira (11/6). A pesquisa revela um cenário eleitoral movimentado, a menos de quatro meses do primeiro turno, com Fuad obtendo 8% das menções espontâneas, onde os eleitores citam livremente o nome de seu preferido.

Logo atrás de Fuad, está o pré-candidato Bruno Engler, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, com 5% das intenções de voto. Em seguida, aparecem o apresentador de TV e deputado estadual Mauro Tramonte, com 4%, e a deputada federal Duda Salabert, com 3%.

Apesar de não poder concorrer, o ex-prefeito Alexandre Kalil ainda é lembrado pelo eleitorado, obtendo 2% das intenções de voto. Empatados com Kalil, estão o senador Carlos Viana e o pré-candidato do PT, Rogério Correia.

A pesquisa também revela um alto percentual de indecisos, chegando a 63%, indicando um cenário eleitoral bastante aberto na capital mineira. Os eleitores que votariam em branco ou nulo representam 9% dos entrevistados.

O levantamento ouviu 1.200 eleitores com idade a partir de 16 anos e possui um nível de confiança de 95%, com uma margem de erro de 2,9 pontos percentuais. O registro da pesquisa foi realizado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número 07572/2024.

Além da pesquisa espontânea, foram realizadas duas simulações estimuladas, nas quais os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados. Nesses cenários, Mauro Tramonte lidera uma das simulações com 20% das intenções de voto, seguido de perto por Fuad Noman, com 18%.

O diretor do Instituto Viva Voz, Igor Lima, destaca que a corrida eleitoral em Belo Horizonte ainda está bastante indefinida, com várias possibilidades de candidaturas. No entanto, ele observa que Tramonte, Viana e Fuad são os únicos que conseguem superar os 15% de intenção de voto estimulada, o que lhes confere uma vantagem sobre os demais concorrentes.

A pesquisa também avaliou a gestão dos políticos em diferentes esferas. Fuad Noman é melhor avaliado que o governador Romeu Zema e o presidente Lula. Sua gestão é considerada ótima ou boa por 31% dos entrevistados, enquanto 42% a classificam como regular e 22% como rejeitada. A gestão do presidente Lula é a mais rejeitada, com 42% de avaliação negativa, enquanto a do governador Zema é considerada péssima ou ruim por 35% dos entrevistados.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br