17.3 C
Belo Horizonte
InícioEconomiaLítio pode impulsionar o desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha

Lítio pode impulsionar o desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha

Lideranças de Divisa Alegre Destacam Importância de Distrito Industrial para a Cadeia do Mineral

O Vale do Jequitinhonha, conhecido tanto por suas riquezas naturais quanto pela vulnerabilidade social de sua população, vê na exploração de lítio uma oportunidade para transformar essa realidade histórica. Com a maior mina de lítio do Brasil localizada em Araçuaí, a região está focada em fortalecer a cadeia produtiva do mineral para promover o desenvolvimento local.

Este tema foi discutido durante uma audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (11/6/2024). Lideranças políticas de Divisa Alegre, município que abriga a Companhia Brasileira de Lítio (CBL) há mais de três décadas, participaram da sessão a pedido do deputado Professor Wendel Mesquita (SD). Elas ressaltaram a importância de criar um distrito industrial para atrair novos investimentos.

Potencial do Distrito Industrial

Waldemberg Moreira, advogado da prefeitura de Divisa Alegre, destacou que o distrito industrial proposto possui características ideais, incluindo uma extensa área de 600 mil m², localizada às margens da BR-116, na divisa com a Bahia. A parceria com a CBL e a disponibilidade de matéria-prima também são pontos fortes. A CBL já disponibiliza cerca de 200 mil toneladas de silicato de alumínio, um subproduto da exploração do lítio utilizado na construção civil, para projetos de parceria.

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) também oferece linhas de crédito para empreendedores interessados em investir na região. O projeto do distrito industrial está estimado em aproximadamente R$ 3 milhões, segundo o prefeito Ademir Alves. Ele também citou a proximidade de 110 km do aeroporto internacional de Vitória da Conquista e 360 km do Porto de Ilhéus, ambos na Bahia, como vantagens logísticas.

Desafios e Oportunidades

Apesar das oportunidades, ainda há desafios a serem superados, como a melhoria da malha rodoviária e a universalização do saneamento básico. O deputado Professor Wendel Mesquita enfatizou o potencial da cadeia do lítio para o desenvolvimento de polos industriais, ressaltando que a chegada de novas empresas beneficiará toda a região, aumentando o aproveitamento da mão de obra local e dinamizando a economia.

Rodrigo Melo, subsecretário de Estado de Liberdade Econômica e Empreendedorismo, concordou, destacando que a cadeia do lítio é uma prioridade estratégica para o Estado. O vereador Christiano Bahia de Divisa Alegre e a prefeita Maria Gomes de José Gonçalves de Minas compartilharam essa visão, acreditando que o lítio pode trazer uma nova perspectiva de valorização e emprego para a região.

Versatilidade do Lítio

Lindolpho Paoliello, representante da Companhia Brasileira de Lítio, ressaltou a versatilidade do mineral, que é utilizado em baterias, medicamentos, cerâmica e, futuramente, na energia nuclear. Ele informou que a CBL, sendo a única refinaria fora da China capaz de elevar o grau de pureza do lítio, arrecadou R$ 350 milhões em impostos destinados às prefeituras de Divisa Alegre, Araçuaí e Itinga nos últimos cinco anos.

A expectativa é que o fortalecimento da cadeia produtiva do lítio no Vale do Jequitinhonha não só impulsione o desenvolvimento econômico da região, mas também traga um legado duradouro de crescimento e melhoria da qualidade de vida para seus habitantes.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br