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Minas Gerais lança primeiro ônibus elétrico com bateria de nióbio no mundo

Protótipo oferece recarga ultrarrápida e reforça a transição energética do Estado

Reafirmando o compromisso com uma economia mais verde e sustentável, o governador Romeu Zema acompanhou o lançamento do primeiro ônibus elétrico do mundo com bateria de íons de lítio e nióbio, uma inovação inédita na indústria automotiva. O protótipo foi apresentado em Araxá, no Alto Paranaíba, nesta quarta-feira (19/6).

O anúncio foi realizado pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em parceria com a Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Uma das principais vantagens deste veículo é a recarga ultrarrápida, permitindo atingir a autonomia máxima com apenas dez minutos de carregamento. Além disso, a bateria de nióbio oferece mais segurança e uma vida útil até três vezes superior em comparação com baterias convencionais.

Durante a cerimônia, o governador Romeu Zema destacou a importância do lançamento para a cidade e para o estado. “Essa tecnologia nova vai criar grandes oportunidades para a cidade e o estado, principalmente pela transição energética. Fomos o primeiro estado do hemisfério Sul a assinar o compromisso Race to Zero com o governo do Reino Unido”, afirmou Zema.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Fernando Passalio, reafirmou o compromisso do governo com investimentos em energia limpa. “Somos um estado que acolhe e gera o melhor ambiente de negócios para quem quiser investir e criar empregos aqui”, declarou Passalio.

Configurado sobre um chassi de 18 toneladas, o protótipo tem autonomia estimada em 60 quilômetros, com recarga de dez minutos em um pantógrafo de 300 kilowatts (kW). Equipado com quatro packs de baterias de lítio com ânodo contendo nióbio, cada um com capacidade útil de até 30 kilowatts-hora (kWh), o sistema permite recarga ultrarrápida e operação em temperaturas mais amenas, aumentando a vida útil e a segurança da bateria.

O período de testes do protótipo será indeterminado, dependendo da evolução da aplicação. A médio prazo, espera-se expandir para uma pequena frota para validação. Todos os componentes serão monitorados em tempo real para análise de desempenho e desenvolvimento da tecnologia.

A bateria com tecnologia NTO deve estar disponível no mercado em 2025, conforme Ricardo Lima, CEO da CBMM, que destacou o crescimento sustentável do mercado de nióbio e a diversificação das aplicações tecnológicas.

Durante a fase de testes, o ônibus será utilizado em uma rota fixa para funcionários da CBMM, com recargas previstas no início ou fim do trajeto. Essa operação fornecerá dados valiosos sobre as características da bateria e do veículo, sinalizando ajustes necessários para futura comercialização.

Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, vê o projeto como estratégico para o desenvolvimento da eletromobilidade. “Nos antecipamos às tendências mundiais e buscamos liderar a transformação da indústria, com parceiros de referência como a CBMM”, ressaltou Cortes.

O projeto reforça o compromisso de Minas Gerais com a transição energética e a inovação sustentável, posicionando o estado como um líder em tecnologia verde e sustentável no Brasil e no mundo.


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