20.2 C
Belo Horizonte
InícioGeralALMG debate políticas públicas para enfrentamento da violência contra idosos

ALMG debate políticas públicas para enfrentamento da violência contra idosos

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará uma audiência pública na próxima segunda-feira (3/6/24) para discutir políticas públicas voltadas ao enfrentamento e prevenção da violência contra a pessoa idosa no Estado. A reunião, organizada pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social e solicitada pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), ocorrerá às 14h no Plenarinho I.

O evento destaca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. Em 2024, foram registradas mais de 71 mil denúncias de violência contra idosos no Brasil, com Minas Gerais ocupando a terceira posição em número de casos, totalizando 8.859 registros, segundo dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

A deputada Ana Paula Siqueira sublinhou a necessidade de compreender as causas do aumento da violência e implementar medidas de prevenção e enfrentamento, além de ampliar os serviços públicos de cuidados. Convidados para a audiência incluem Dilson José de Oliveira, secretário-executivo do Conselho Municipal do Idoso de Contagem; Jorge Roberto Afonso de Souza Silva, presidente da Associação dos Cuidadores de Idosos; e Karla Cristina Giacomin, médica geriatra e consultora da Organização Mundial de Saúde.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi reconhecido pela ONU em 2011 e é uma data dedicada a manifestar a oposição global aos abusos e sofrimentos infligidos aos idosos. A violência contra idosos é definida como um ato ou falta de ação que causa dano ou sofrimento em qualquer relacionamento baseado na expectativa de confiança.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br