28.4 C
Belo Horizonte
InícioCOLUNASConheça 5 TOP destinos para curtir o inverno no Brasil  

Conheça 5 TOP destinos para curtir o inverno no Brasil  

Entre os dias 20 de junho, precisamente às 17h51, e 22 de setembro, às 9h44, ocorre um fenômeno climático anual no Brasil e no mundo: o inverno. Muitas regiões do “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza” não têm características tipicamente invernais, quer dizer, de frio, mesmo essa sendo a estação com menores temperaturas do ano, a priori, em qualquer lugar do mundo.

Mas, mesmo sem a neve que jorra como chuva interminável na América do Norte, na Europa e na Ásia, você pode encontrar alguns bons destinos para curtir essa época mais amena. Existem boas opções de estadia, gastronomia e passeios dentro do território nacional para curtir uma viagem relaxante e revigorante.

Selecionei aqui cinco dos melhores trajetos para quem quer viajar e aproveitar o inverno no Brasil.

Em primeiro lugar, é claro, ela, “a estrela” turística do Brasil: Gramado, no Rio Grande do Sul. É um destino de luxo, com inúmeras e cada vez mais alternativas para crianças e adultos, gastronomia de primeira e hotéis de ponta no mundo (embora muitas vezes o preço seja elevado).

Ainda assim, há possibilidades mais em conta para os visitantes, que vêm de todo o globo, não apenas no inverno como no fim do ano, quando ocorre a idílica festa do Natal Luz, gestada pelo compositor e produtor Léo Casper – a quem tive a satisfação de conhecer pessoalmente na adolescência.

Sobre hotéis em Gramado, se tiver recursos, indico o Buona Vitta, inspirado em uma vila na Toscana, notável região da Itália: restaurante, academia, áreas de lazer, passeios de bicicleta ou motorizados, além de acomodações suntuosas e jardins estonteantes, além de o melhor café da manhã que meus olhos já encontraram – há champanhes no balde desde cedo. Aproveite, o café é de graça para os hóspedes.

Você ainda pode ser sócio do local, comprando uma suíte para desfrutar várias vezes ao ano. Obs.: falando em Gramado, não podemos nos esquecer de Canela e da Serra Gaúcha, regiões próximas com cidades atrativas como Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

Outro destino de ouro no inverno no Brasil é, sem dúvida, Foz do Iguaçu, no Paraná. Destacam-se as Cataratas do Iguaçu, a maior concentração de quedas d’água do planeta. Se preferir evitar a água gelada, há o Marco das Três Fronteiras, um monumento histórico em uma vila cenográfica que simula a vida jesuítica nos séculos XVI e XVII.

Para a molecada, o Vale dos Dinossauros, dentro do Dreams Park Show. Ainda há um museu de cera com miniaturas de maravilhas ao redor do mundo.

O Estado de São Paulo não fica de fora, com o alento encantador de Campos do Jordão. Temperatura e paisagens perfeitas para degustar as baixas temperaturas, vista para montanhas e araucárias do alto do teleférico, jardins bucólicos imemoriais do Parque Amantikir. Ainda há as lojas e cafés do centro de Campos, Capivari.

Aqui, você vai comer e beber bem: desde joelho e porco e truta até fondues de se saborear de joelhos. Para sorver, cervejas artesanais fabricadas na cidade, dentre elas a célebre Baden Baden.

Em terceiro lugar, Caldas Novas, em Goiás. Não faz um friozão lá, de “renguear cusco” como falamos no Rio Grande do Sul, onde chega a abaixo de zero nos termômetros de inverno e a gente se “rengueia”. Porém, na média agradável de 20 graus, ululam várias atrações como seis parques aquáticos com piscinas, tobogãs e nascentes de água morninha.

Agora, se não for muito de mergulhar, pode passear de barco no lago Corumbá, cercado por bares e restaurantes. Ainda, menciono as trilhas e cachoeiras do Parque Estadual da Serra de Caldas, prodigiosa em fauna e flora do bioma do Cerrado. Não se esqueça do Jardim Japonês, no parque aquático Di Roma, com seus típicos sorvetes.

O próximo destino é o Rio de Janeiro – sim, há inverno lá. Por exemplo, em Petrópolis. Além de requintada e de agradável temperatura no inverno, é um patrimônio histórico nacional cercado por montanhas.

Capital oficial do Império durante o verão em águas passadas do século XIX, ostenta casarões do centro histórico, bem preservados. Temos o Museu Imperial, a Casa da Princesa Isabel, a Catedral São Pedro de Alcântara e o Teatro Municipal D. Pedro. Mas, se quiser se mexer, faça caminhadas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a maior rede de trilhas do Brasil – a mais longa chega a 30 quilômetros.

Você ainda poderá se refestelar em restaurantes confortáveis com fondues e caldos e pratos especiais.

Fechando este pequeno guia para curtir o inverno no Brasil, sugiro que não deixe de se aconchegar em Monte Verde, a 1.600 metros de altitude, na verdejante e histórica Minas Gerais.

Aqui, por causa da elevação geográfica, as temperaturas podem ficar sub-zero, então leve roupas para se proteger. As dicas são caminhadas no Chapéu do Bispo, passeios de quadriciclo e jipe, e atividades mais radicais como arvorismo e rapel.

É claro que a gastronomia – o bom inverno não vive sem ela – é uma das maiores razões pelas quais Monte Verde é um destino TOP no inverno do Brasil: você poderá se empanzinar com a rica e deliciosa culinária mineira, que inclui fondues, queijos e licores caseiros tentadores.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br