24.3 C
Belo Horizonte
InícioGeralCopasa será ouvida na CPI da Pampulha

Copasa será ouvida na CPI da Pampulha

  Vereadores querem detalhes do acordo celebrado com a prefeitura para regularização dos esgotos que são despejados na lagoa | Carmen Lopes – Assessoria de Imprensa

Os membros da CPI da Pampulha esperaram, para a terça-feira, dia 4 de junho,  representante da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Por meio de requerimento encaminhado ao órgão, a companhia será questionada sobre as ações de tratamento executadas, e previstas, que envolvam a Lagoa da Pampulha.

Um dos pontos que serão abordados será especialmente quanto os termos do acordo celebrado com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para regularização das ligações de esgoto que desaguam direta ou indiretamente na lagoa da Pampulha.

A reunião começa às 9h30 no plenário Helvécio Arantes.

Sobre a CPI

A abertura desta nova CPI foi autorizada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que acatou recurso impetrado pela CMBH para derrubar uma liminar da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que tentou proibir tal abertura. Os trabalhos da primeira CPI foram encerrados no dia 12 de julho de 2023.

O objetivo é prosseguir com as investigações para identificar os erros e apontar os responsáveis ao longo dos anos. Da mesma forma, encaminhar soluções que tragam novamente vida para a lagoa.

 

Sérgio Fernando foi membro da antiga CPI, encerrada sem que um relatório final fosse aprovado. Enquanto esteve em atuação, a CPI discutiu as atividades de cuidado geral que até então haviam sido feitas para a limpeza das águas da Pampulha e para o seu desassoreamento.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br