23 C
Belo Horizonte
InícioGeral Deputados aliados a Lula deixam evento em Nova Lima após serem 'expulsos'...

 Deputados aliados a Lula deixam evento em Nova Lima após serem ‘expulsos’ de assentos 

Com informações - O TEMPO

Antes mesmo do início do evento na planta da Biomm, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, a bancada de oposição ao governador Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deixou o local, alegando terem sido convidados a se retirar de cadeiras em frente ao palco.

O líder da oposição, Ulysses Gomes (PT), confirmou a situação ao O TEMPO, declarando: “Todos nós estamos indo embora porque fomos expulsos de onde sentaríamos”. Além de Ulysses, estavam presentes outros parlamentares, incluindo Andréia de Jesus (PT), Cristiano Silveira (PR), Dr. Jean Freire (PT), Bella Gonçalves (PSOL), Lohanna (PV) e Ana Paula Siqueira (Rede).

Segundo relatos, os deputados já estavam sentados em cadeiras em fileiras em frente ao palco por cerca de 40 minutos, quando foram abordados por uma mulher, supostamente funcionária da Biomm, informando que os assentos estavam reservados para empregados e familiares do ex-deputado federal Walfrido dos Mares Guia, membro do Conselho de Administração da Biomm.

Inicialmente, parte dos deputados resistiu a deixar os lugares, questionando se o presidente Lula ficaria sem a presença da bancada. No entanto, diante da situação, os parlamentares decidiram deixar o local. O evento, inclusive, teve seu início atrasado devido ao episódio.

 

Ausência de Pacheco e Zema gera comentários

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Nova Lima, contou com uma comitiva que incluía cinco ministros e o ex-governador Fernando Pimentel (2015-2018). No entanto, a cerimônia de inauguração da planta industrial de produção de insulina da Biomm teve notáveis ausências, incluindo a do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), e do governador Romeu Zema (Novo).

Inicialmente, a comitiva de Lula estava prevista para incluir apenas a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, único mineiro na Esplanada. Entretanto, o presidente desembarcou acompanhado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que foi acompanhado pela secretária de Saúde Digital e esposa, Ana Estela Haddad, e do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Além disso, estava presente o ex-governador Fernando Pimentel, atual presidente da Empresa Gestora de Ativos (Emgea). Pimentel é um dos poucos quadros do PT de Minas Gerais a integrar o governo. Também marcaram presença o ex-deputado estadual e secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, o ex-ministro e assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade, Nilmário Miranda, e o secretário nacional de Relações Sociais, Wagner Caetano.

Diversos deputados federais e estaduais compareceram ao evento, incluindo Rogério Correia (PT), Reginaldo Lopes (PT), Paulo Guedes (PT), Miguel Ângelo (PT) e outros. No entanto, alguns deixaram o evento em protesto à expulsão de assentos próximos ao palco.

A presença de prefeitos também foi marcante, com destaque para o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e o prefeito de Nova Lima, João Marcelo (Cidadania), que posou ao lado de Lula e ministros para marcar a inauguração da planta industrial da Biomm.

As ausências de Pacheco e Zema chamaram a atenção, com o presidente do Congresso Nacional ausentando-se em meio a desentendimentos com o governo Lula sobre a judicialização da desoneração da folha no Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto Zema alegou não ter sido convidado, embora o Palácio do Planalto tenha contradito essa afirmação.

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br