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 Inspeção vencida: 60% dos radares em estradas da Grande BH podem ter autuações anuladas, alerta Inmetro

O Inmetro confirmou que essas autuações são passíveis de anulação após análise pelo órgão competente ou por via judicial.

Quase dois terços dos radares instalados em seis estradas da Grande Belo Horizonte estão com a inspeção vencida e podem estar emitindo autuações com erros, segundo levantamento do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Dos 67 medidores de velocidade nas rodovias da região, 42 estão com o certificado de validade expirado.

A renovação do certificado dos radares deve ocorrer a cada 12 meses para garantir a precisão e confiabilidade das autuações por excesso de velocidade. Cada radar recebe um selo do Inmetro com a data da última aferição, que valida a medição feita por ele. Se o equipamento não passou pela inspeção obrigatória do Inmetro, existe o risco de estar aplicando multas de forma injusta, devido ao seu estado desregulado.

Motoristas que forem autuados em trechos onde os radares não possuem o certificado de verificação válido, ou cuja validade esteja vencida, têm argumento para requerer a anulação da penalidade. O Inmetro confirmou que essas autuações são passíveis de anulação após análise pelo órgão competente ou por via judicial.

Entretanto, a consulta aos registros do Inmetro pode representar desafios. Durante a apuração desta reportagem, foram identificadas variações nos nomes das rodovias que interferiram nos resultados da busca.

A BR-040 é a campeã de irregularidades, com todos os 31 radares instalados no trecho entre Contagem e Nova Lima, passando por Belo Horizonte, apresentando irregularidades. A situação preocupa em uma rodovia com estatísticas de acidentes que a colocam como uma das mais perigosas do país.

A falta de verificação dos radares na BR-040 não se restringe à Grande BH. Em Juiz de Fora, sete aparelhos não estão regularizados para fiscalização. Enquanto isso, o pedágio continua sendo creditado à concessionária.

A equipe do Estado de Minas procurou a Via 040, concessionária responsável pelo trecho, para esclarecer a situação dos radares, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Além dos problemas na BR-040, foram encontradas irregularidades em outros radares nas estradas que cortam a Região Metropolitana de Belo Horizonte e em estradas estaduais. A falta de aferição anual dos radares pode comprometer a segurança viária e resultar em multas indevidas, além de representar um impacto financeiro para o poder público.


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