24.3 C
Belo Horizonte
InícioGeralSegunda edição do Minas Junina celebra a cultura e gastronomia típicas das...

Segunda edição do Minas Junina celebra a cultura e gastronomia típicas das festas juninas em todo o estado

Com o tema "Comida de Frio", o Minas Junina promete destacar e valorizar a rica culinária mineira típica das festas juninas, incluindo pratos tradicionais à base de milho, mandioca e o famoso quentão

O Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), lançou nesta quarta-feira (29/5) a segunda edição do Minas Junina, um programa turístico que celebra a cultura junina e impulsiona a economia da criatividade em aproximadamente 300 municípios mineiros.

Com o tema “Comida de Frio”, o Minas Junina promete destacar e valorizar a rica culinária mineira típica das festas juninas, incluindo pratos tradicionais à base de milho, mandioca e o famoso quentão, bebida que é parte integrante dessas celebrações. O evento também busca promover a cozinha mineira, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do estado.

A iniciativa contará com cerca de 450 ações espalhadas por 300 municípios, representando um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Estima-se que aproximadamente 3 milhões de pessoas participarão das atividades do Minas Junina, gerando um aumento de 20% no turismo em comparação com 2023.

O Minas Junina é realizado em parceria com a Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur) e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.

Dentre as diversas atividades previstas, destacam-se festas tradicionais, apresentações de quadrilhas, feiras de produtos agroecológicos, eventos culturais e gastronômicos, além de espaços para manifestações folclóricas e religiosas típicas do período junino.

O lançamento do Minas Junina contou com a participação do grupo de quadrilha Sangê Minas e marca o início de um período de celebração da cultura e tradições mineiras em todo o estado.

Além disso, o programa Minas Junina contribuirá para o fortalecimento do turismo e da economia local, incentivando a preservação do patrimônio cultural e promovendo o desenvolvimento sustentável em todas as regiões de Minas Gerais.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br