16.5 C
Belo Horizonte
InícioEsporteJustiça suspende corte de árvores no entorno do Mineirão

Justiça suspende corte de árvores no entorno do Mineirão

A Justiça determinou a suspensão do corte de árvores no entorno do Mineirão, em Belo Horizonte, devido às obras para a realização de uma etapa da corrida Stock Car Brasil em agosto. A decisão foi tomada em resposta a uma ação pública movida contra a Prefeitura após a retirada de 17 de 55 árvores na região.

A liminar ordena a paralisação das supressões até a conclusão do processo, com multa de R$ 50 mil por árvore cortada em caso de desrespeito. A Prefeitura pode recorrer da decisão.

O corte das árvores foi justificado pela necessidade de adequação da região para receber a etapa da Stock Car Brasil no modelo “Circuito de Rua”. Inicialmente, estava prevista a supressão de 90 árvores, mas estudos da prefeitura determinaram que 55 seriam suficientes.

Além do corte de árvores, o projeto inclui recapeamento de avenidas e retirada de canteiros, postes, pontos de ônibus, quebra-molas e passagens elevadas. A medida gerou protestos e revolta de manifestantes, com faixas como “Deixe nossas árvores em paz” e “Fora Stock Car”. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também encaminhou um ofício à Prefeitura para dialogar sobre o evento.

Seis das árvores a serem retiradas são ipês-amarelos, declarados imunes de corte pela legislação estadual. Dois estão mortos, e quatro estão em bom estado vegetativo, segundo relatório da Diretoria de Meio Ambiente.

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br