21 C
Belo Horizonte
InícioGeralVale identifica trincas em barragem de Ouro Preto, em nível máximo de...

Vale identifica trincas em barragem de Ouro Preto, em nível máximo de emergência

A mineradora Vale confirmou nesta segunda-feira (16) a descoberta de trincas superficiais na barragem Forquilha III, localizada na mina de Fábrica, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. As fissuras foram identificadas durante uma inspeção de rotina na estrutura, que já se encontra no nível 3 de emergência — o mais alto na escala de risco estabelecida pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

De acordo com a Vale, apesar das trincas, as condições de estabilidade da barragem não foram alteradas, e a área que poderia ser afetada em caso de rompimento já foi evacuada preventivamente. A barragem conta com uma Estrutura de Contenção a Jusante, que reforça a segurança da Zona de Autossalvamento, onde não há mais presença de comunidades.

A mineradora informou ainda que está realizando verificações adicionais e implementando um plano de ação para investigar e corrigir a situação, conforme necessário. Todos os órgãos competentes, incluindo a ANM, estão sendo devidamente informados sobre o andamento das ações.

A barragem Forquilha III, que está em processo de descaracterização desde 2019, é monitorada 24 horas por dia. Esse procedimento faz parte dos esforços para mitigar os riscos e garantir a segurança da região.

A ANM foi procurada para comentar a situação, mas ainda não emitiu um posicionamento oficial.

Essa barragem faz parte de um grupo de estruturas que foram colocadas em nível crítico após o desastre de Brumadinho, também em Minas Gerais, que intensificou as exigências de monitoramento e segurança para barragens em todo o estado.


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br