28.4 C
Belo Horizonte
InícioPolíticaELEIÇÕES 2024Castellar Neto toma posse no senado; Carlos Viana se licencia para disputar...

Castellar Neto toma posse no senado; Carlos Viana se licencia para disputar prefeitura de BH

Na quarta-feira (17), o advogado criminalista Castellar Modesto Guimarães Neto (PP-MG) tomou posse como senador por Minas Gerais. Ele assume a vaga deixada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), que se licenciou para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de outubro.

A posse de Castellar Neto acontece em um contexto de várias mudanças no Senado Federal. Além de Viana, o senador Efraim Filho (União Brasil-PB) também se licenciou recentemente para se concentrar nas eleições na Paraíba. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) se afastou para assumir uma secretaria no Governo do Maranhão.

A cerimônia de posse de Castellar Neto contou com a presença de importantes figuras políticas mineiras, incluindo o vice-governador Mateus Simões (Novo), o secretário-chefe da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro, e a deputada federal Nelly Aquino (Podemos-MG). Em seu discurso, Castellar elogiou o Governo de Minas Gerais e manifestou seu apoio ao governador Romeu Zema (Novo).
“Sou um profundo admirador do Governo de Minas, e gostaria que você [Mateus Simões] levasse ao governador Zema minha palavra de apoio. Estou à disposição do governo.”

Carreira e Experiência

Castellar Guimarães Neto é um advogado criminalista com uma carreira destacada. Ele é bacharel em Direito pela Universidade Fumec, especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestre em Direito Penal e Política Criminal pela Universidade Sorbonne. Castellar foi conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais, e membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e do Instituto de Ciências Penais (ICP). Além disso, ele já foi presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF) e é um dos vice-presidentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Futuro no Senado

Inicialmente, a licença de Carlos Viana será de quatro meses. Se Viana for eleito prefeito de Belo Horizonte, Castellar poderá permanecer no cargo de forma definitiva até 2026, quando termina o mandato.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br