29.3 C
Belo Horizonte
InícioGeralJanones se retrata e pede desculpas a Kim Kataguiri após acusações de...

Janones se retrata e pede desculpas a Kim Kataguiri após acusações de ‘Nazismo’

O deputado federal André Janones (Avante-MG) pediu desculpas ao colega Kim Kataguiri (União Brasil-SP) por tê-lo chamado de ‘nazista’ em uma publicação no X (antigo Twitter) em junho. A retratação foi feita para evitar que Kataguiri prosseguisse com um processo judicial por danos morais contra Janones.

Na noite de sexta-feira (9), Janones publicou um pedido de desculpas em seu perfil no X, expressando arrependimento pela ofensa. “Formulo pedido de desculpas expressas ao senhor Kim Patroca Kataguiri, em retratação, não sendo meu desejo ofender a honra do requerente nos fatos narrados na inicial”, escreveu Janones.

O deputado mineiro ressaltou ainda seu respeito por Kataguiri, apesar das divergências ideológicas e partidárias. “Expresso, ainda, o máximo respeito à pessoa do requerente enquanto colega parlamentar de relevância”, completou.

A controvérsia surgiu em 5 de junho, quando Kim Kataguiri criticou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) por recomendar o arquivamento de um processo contra Janones no Conselho de Ética da Câmara, acusado de “rachadinha” em seu gabinete. Em resposta, Janones publicou no X: “Kim, eu poderia te responder, mas não falo com nazistas.”

A referência de Janones estava relacionada a uma participação anterior de Kataguiri no Flow Podcast, em que ele criticou a criminalização do nazismo na Alemanha. Após as críticas, Kataguiri pediu desculpas pela declaração.

Para evitar um processo judicial e uma possível indenização de R$ 20 mil, Janones concordou em excluir as postagens ofensivas e em se retratar publicamente.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br