22.4 C
Belo Horizonte
InícioGeralHospital Eduardo de Menezes celebra 70 anos de serviços à Minas Gerais

Hospital Eduardo de Menezes celebra 70 anos de serviços à Minas Gerais

Unidade da Fhemig é referência em doenças infectocontagiosas e desempenhou papel crucial durante pandemias

O Hospital Eduardo de Menezes (HEM) comemora 70 anos de trajetória de relevância para a população mineira, consolidando-se como uma referência em infectologia e dermatologia sanitária. Parte da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), o HEM presta assistência hospitalar de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente durante epidemias.

Celebração e Reconhecimento

Para celebrar a data, servidores e diretores da Fhemig se reuniram na quarta-feira (22/5) em um evento comemorativo. A presidente da Fhemig, Renata Dias, destacou o orgulho que a instituição sente pelo hospital: “O Eduardo é um dos maiores orgulhos que a Fhemig tem. É um hospital único, com um lugar especial na nossa Fundação e no coração do SUS. Espero que possamos comemorar outros aniversários e ainda estejamos realizando este lindo trabalho com a qualidade do serviço prestado aqui”.

A Banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) animou a celebração, que também homenageou servidores que contribuíram significativamente ao longo dos anos.

Depoimentos de Servidores

A diretora do HEM, Virgínia Antunes de Andrade, ressaltou a importância dos servidores: “A gente ama este hospital, a gente ama trabalhar aqui. É muito bom ver que temos tanta gente que compartilha do orgulho e do amor pelo Eduardo de Menezes”.

Tatiani Fereguetti, diretora assistencial do hospital, enfatizou o compromisso contínuo do HEM: “O Eduardo de Menezes é um hospital que está em constante mudança e focado em fazer cada vez mais e melhor pelos que precisam, principalmente por aqueles que estão à margem até mesmo do cuidado”.

Histórico e Conquistas

Inaugurado em 1954 como Sanatório do Estado de Minas Gerais, o HEM passou a integrar a Fhemig em 1977. Na década de 1980, tornou-se Hospital Eduardo de Menezes, especializando-se em clínica médica e tisiopneumologia. Com o surgimento da epidemia de AIDS, o hospital se destacou ao abrir leitos para pacientes portadores do HIV, estabelecendo-se como referência para doenças infectocontagiosas.

Atualmente, com mais de 700 servidores, o HEM presta assistência especializada em infectologia e dermatologia sanitária, adequação de gênero, e atua na pesquisa, formação e capacitação profissional. Seu ambulatório desempenha um papel importante no “Programa de Integração Adequada dos Portadores de DST/HIV/AIDS” do Ministério da Saúde.

Desempenho Durante a Pandemia de Covid-19

O Hospital Eduardo de Menezes foi a principal referência no atendimento aos casos de covid-19 na rede estadual pública de saúde. De janeiro de 2020 a março de 2023, atendeu 4.880 casos suspeitos, com 3.066 confirmações durante a internação.

Em reconhecimento aos seus serviços, o hospital recebeu a “Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena” em agosto de 2021, concedida pela Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Orgulho e Pertencimento

A história do HEM está profundamente entrelaçada com as histórias de seus servidores. Sueli Régio da Silva, coordenadora do Serviço de Gestão da Informação do HEM, prestes a completar 30 anos de trabalho na unidade, compartilhou sua emoção e orgulho: “Vim de uma época em que tudo era muito difícil e pude acompanhar todo o progresso que o hospital teve durante esses anos. Tenho muito orgulho do que o Eduardo de Menezes se tornou”.

Janaína Dumont Costa Teixeira, com quase 25 anos de serviço, também expressou sua admiração e vínculo com o hospital: “Tenho muita admiração pelo HEM. Aqui iniciei minha carreira e aqui quero encerrá-la, quando chegar a hora”.

O Hospital Eduardo de Menezes celebra não apenas 70 anos de serviços, mas uma história de dedicação, evolução e compromisso com a saúde pública de Minas Gerais.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br