17.3 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaGoverno de Minas Inaugura Presídio em Ubá com 388 Vagas

Governo de Minas Inaugura Presídio em Ubá com 388 Vagas

O município de Ubá, na Zona da Mata, inaugurou um novo presídio nesta terça-feira (16/7), com capacidade para 388 detentos, distribuídos em 48 celas. A unidade se destaca pela oferta de espaços dedicados ao trabalho e estudo dos internos, além de melhorias significativas em segurança, como fechamento de travas superiores e áreas de banho de sol e visitas separadas das demais estruturas.

A nova instalação vai desativar o antigo presídio localizado no centro de Ubá, melhorando a segurança para a população local. A mudança mais que triplica a capacidade prisional do município. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, enfatizou os benefícios que a unidade trará para toda a região, destacando o esforço significativo do Estado para ampliar a capacidade prisional.

A construção do presídio foi financiada com recursos do Governo Federal, conforme um termo de compromisso entre Minas Gerais e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, representado pela Caixa Econômica Federal. O projeto, realizado pela Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG), teve um investimento de R$ 24,8 milhões.

Leonardo Badaró, diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, revelou planos para implementar uma cozinha-escola no novo presídio, seguindo modelos bem-sucedidos em outras unidades do estado, promovendo a profissionalização dos detentos. A subsecretária de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia da Sejusp, Ana Luiza Falcão, destacou a importância da nova unidade para a humanização e segurança dos presos, além de melhores condições de trabalho para os servidores.

Expansão do Sistema Prisional

Além do Presídio de Ubá, o Governo de Minas planeja entregar mais quatro unidades, somando 1.894 novas vagas. As unidades são em Itaúna (306 vagas), Frutal (388 vagas), Lavras (600 vagas) e Poços de Caldas (600 vagas). Recentemente, foram investidos R$ 74 milhões em melhorias estruturais em várias unidades prisionais do estado, incluindo o Ceresp e a Penitenciária José Edson Cavalieri em Juiz de Fora.

Parcerias com prefeituras e o Poder Judiciário também estão em andamento para reformar e ampliar unidades de pequeno e médio porte em todo o estado.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br