26.7 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaMinas Gerais - Falta de atenção no trânsito é a principal causa de...

Minas Gerais – Falta de atenção no trânsito é a principal causa de acidentes

Metade dos acidentes de trânsito em Minas Gerais é provocada por falta de atenção dos motoristas. Atitudes como ouvir música alta, ajustar a rota do GPS enquanto o carro está em movimento, e principalmente, o uso do celular ao volante, são fatores que aumentam o risco de colisões, capotamentos e atropelamentos. Este alerta é especialmente importante nesta última semana das férias de julho, quando muitos motoristas estão retornando de viagem.

Nos primeiros seis meses deste ano, foram registrados 143.314 acidentes de trânsito no estado de Minas Gerais. Desse total, a desatenção foi a causa presumida em 69.352 casos, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Estes números revelam uma tendência preocupante e sublinham a necessidade de maior conscientização e cuidado por parte dos condutores.

O diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), Alysson Coimbra, destacou vários comportamentos de risco comumente observados entre os motoristas. Além do uso do celular, outros descuidos incluem ajustar o rádio ou outros controles do veículo, e consumir alimentos ou bebidas enquanto dirigem. Tais “eventos evitáveis” colocam em risco não apenas os próprios motoristas, mas todos os outros usuários das vias.

Impacto do Uso do Celular

Um dos comportamentos mais perigosos é o uso do celular para enviar mensagens enquanto se dirige. Coimbra explica que digitar uma mensagem ao volante pode fazer com que o motorista dirija por muitos metros sem olhar para a estrada. Em média, isso resulta em 4,5 segundos de desatenção. Para um carro a 80 km/h, isso equivale a percorrer uma distância de um campo de futebol – cerca de 100 a 110 metros – com os olhos vendados.

Outros Fatores de Desatenção

Além do uso do celular, a falta de atenção no trânsito também pode ser influenciada por fatores emocionais como alterações de humor, irritabilidade, ansiedade e depressão. Esses estados emocionais podem contribuir para comportamentos inseguros ao volante, aumentando ainda mais o risco de acidentes.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br