17.3 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaFoguetório em Cabana do Pai Tomás celebrava liberdade de traficante

Foguetório em Cabana do Pai Tomás celebrava liberdade de traficante

Na madrugada de quarta-feira (7 de agosto), o céu do bairro Cabana do Pai Tomás, na região Oeste de Belo Horizonte, foi iluminado por um foguetório que durou cerca de 10 minutos. O motivo da celebração foi a revogação da prisão preventiva de um traficante de 42 anos, conhecido como Yguinho, que havia sido foragido desde julho. A Justiça liberou o homem, considerado um dos líderes do tráfico na região, e ele retornou à comunidade, sendo recebido com a celebração pirotécnica.

Yguinho, que completou 37 anos na terça-feira (6 de agosto), é associado ao grupo criminoso “Comando da Alkimin” e tem várias ocorrências de tráfico de drogas em seu nome. Ele teria uma posição de liderança no tráfico de drogas na parte baixa do Cabana do Pai Tomás, controlando algumas das áreas mais lucrativas. O tráfico na parte alta do morro seria comandado por Rafael Paraíba, membro do Terceiro Comando Puro (TCP) e atualmente escondido no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

Detalhes da Revogação da Prisão

A Justiça revogou a prisão preventiva de Yguinho alegando que os requisitos autorizadores do decreto prisional não estavam presentes, conforme pontuado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A decisão judicial foi tomada na manhã de segunda-feira (6 de agosto), e o traficante retornou ao bairro pouco antes da meia-noite, momento em que o foguetório começou.

O barulho dos fogos foi ouvido em bairros vizinhos, como Cidade Industrial, em Contagem, e regiões do Barreiro e Oeste da capital mineira, acordando muitos moradores. Nas redes sociais, os comentários variavam entre brincadeiras sobre possíveis motivos do foguetório e críticas ao foco da mídia sobre celebrações em favelas.

Apesar da revogação do mandado de prisão, Yguinho ainda tem histórico de monitoramento eletrônico por tornozeleira, que foi encerrado em fevereiro de 2023. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que havia um mandado de prisão aberto contra ele, que foi recentemente revogado, mas ainda consta no sistema.

Contexto de Violência e Controle de Território

O evento destaca a influência e o controle territorial exercido por facções criminosas na região. Nos últimos anos, o Terceiro Comando Puro (TCP) assumiu o controle do Cabana do Pai Tomás, com membros da facção compartilhando vídeos do foguetório e utilizando símbolos como a bandeira de Israel para marcar seus territórios.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br