29.6 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaPolícia Civil de Minas Gerais inicia campanha nacional de coleta de DNA...

Polícia Civil de Minas Gerais inicia campanha nacional de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas

De 26 a 30 de agosto, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participa da Mobilização Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. O objetivo é incentivar familiares a doarem amostras biológicas para comparação com os Bancos Estaduais de Perfis Genéticos e o Banco Nacional de DNA, visando a identificação de pessoas vivas ou falecidas com identidade desconhecida.

A delegada Ingrid Estevam, chefe da Divisão de Referência à Pessoa Desaparecida (DRPD), destacou a importância da participação dos familiares para possibilitar identificações. “Estamos prontos para receber as amostras e alcançar resultados significativos”, afirmou.

O perito criminal Giovanni Vitral informou que, nos últimos cinco anos, 26 pessoas foram identificadas por meio dos bancos de perfis genéticos. O trabalho, iniciado em 2014 e intensificado em 2019 com o projeto da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), permite processar mais amostras de restos mortais e familiares.

Em Belo Horizonte, os familiares devem procurar a DRPD para emissão da requisição pericial e, em seguida, o Instituto Médico-Legal (IML) Dr. André Roquette para a coleta do material, das 8h às 18h. No interior, a coleta será feita nas Delegacias Regionais e Postos Médico-Legais, também das 8h às 18h. É necessário levar documento de identificação e o Registro de Evento de Defesa Social (Reds) do desaparecimento.

O material genético pode ser coletado de objetos pessoais do desaparecido, como escovas de dente ou roupas usadas. A coleta é simples e indolor, e o material é processado para verificar compatibilidades no banco de dados.

Atualmente, o Banco Nacional possui 473 perfis genéticos de restos mortais não identificados oriundos de Minas Gerais, enquanto o Banco Estadual conta com 533 perfis. A coleta de amostras está disponível durante todo o ano no IML Dr. André Roquette e nos postos Médico-Legais no interior.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br