21 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaLevantamento aponta queda de 20% nos feminicídios em Minas Gerais; Emergência MG...

Levantamento aponta queda de 20% nos feminicídios em Minas Gerais; Emergência MG facilita pedidos de ajuda

Um levantamento divulgado pelo Governo de Minas Gerais nesta quinta-feira (22) revela uma queda de 20,8% nos feminicídios no estado de janeiro a julho deste ano em comparação com o mesmo período de 2023. Foram registrados 80 feminicídios nos primeiros sete meses de 2024, contra 101 no ano passado e 104 em 2022.

Os dados também indicam uma leve redução de 0,7% nos casos gerais de violência doméstica, com 86.595 registros em 2024, em comparação com 87.195 no mesmo período de 2023. Essa redução é resultado dos esforços integrados das forças de segurança e das ações preventivas e repressivas implementadas.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, destacou a importância desses números e reforçou o compromisso contínuo do governo em manter a vigilância sobre o tema. “Ainda são dados expressivos, quando tratamos de um crime tão covarde e que tem prioridade de redução para o governo”, afirmou Greco.

A divulgação dos dados vem acompanhada do lançamento de uma nova campanha digital focada no Emergência MG, um serviço inovador que permite às vítimas de violência doméstica acionar as forças de segurança do estado via internet. O serviço possibilita que mulheres solicitem ajuda por chat, sem precisar falar, e possam enviar fotos, vídeos e sua localização para uma resposta mais ágil.

O Emergência MG é pioneiro por integrar a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros em uma única plataforma de atendimento. Isso proporciona um recurso crucial para mulheres em situações de risco, permitindo chamadas discretas mesmo em situações de alta vulnerabilidade.

O perfil da violência em Minas ainda mostra que a violência psicológica supera a violência física nos registros, representando 36% dos casos, enquanto a violência física corresponde a 35%.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br