31.7 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaDenúncias de abusos contra crianças em BH quase atingem total de 2022...

Denúncias de abusos contra crianças em BH quase atingem total de 2022 até agosto

O Conselho Tutelar de Belo Horizonte registrou mais de 3.700 denúncias de abusos contra crianças e adolescentes até agosto de 2023, número que já se aproxima das 3.900 denúncias feitas ao longo de todo o ano de 2022. As queixas foram recebidas principalmente por meio do Disque 100, canal dedicado a casos de violações de direitos humanos.

Segundo Elisângela Mendes, diretora de políticas para crianças e adolescentes da Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, o aumento significativo nas denúncias é resultado de campanhas educativas que incentivam a sociedade a relatar abusos contra menores. “O crescimento dessas denúncias mostra a importância das campanhas que encorajam famílias, vizinhos e a comunidade a denunciar violações de direitos que testemunham em seu dia a dia”, afirmou.

Entre os tipos mais comuns de denúncias estão evasão escolar, abuso sexual, violência física e psicológica, maus-tratos e trabalho infantil, segundo Mendes.

Ela explicou que as denúncias podem ser feitas de forma anônima, tanto pelo Disque 100 quanto pessoalmente em uma das nove sedes dos conselhos tutelares de Belo Horizonte. “É fundamental que as pessoas denunciem quando presenciam ou suspeitem que uma criança ou adolescente teve ou está tendo seus direitos violados”, destacou.

A Secretaria de Assistência Social de Belo Horizonte reforça a importância da mobilização de toda a comunidade para proteger as crianças e adolescentes, além de incentivar a continuidade das campanhas de conscientização.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br