17.3 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaQueimadas atingem Serra da Piedade e Serra do Caraça: Bombeiros completam três...

Queimadas atingem Serra da Piedade e Serra do Caraça: Bombeiros completam três dias de combate ao fogo

Minas Gerais registra um dos piores cenários de queimadas em 2024, com mais de 21 mil focos de incêndio contabilizados até agora, quase igualando os 24 mil de 2021. O Corpo de Bombeiros e brigadistas estão em seu terceiro dia de combate às chamas na Serra da Piedade e na Serra do Caraça, duas áreas de proteção ambiental importantes para o estado.

Na Serra do Caraça, o fogo ameaça a área de mata ao redor do Santuário da Serra do Caraça, que abriga espécies nativas da Mata Atlântica e animais em extinção, como o lobo-guará. “Temos equipes atuando na zona de amortecimento com apoio de veículos terrestres e duas aeronaves”, informou o tenente Henrique Barcelos, do Corpo de Bombeiros.

Na Serra da Piedade, a principal preocupação é o vento que pode espalhar as chamas rapidamente, colocando em risco a área de preservação ambiental. Até o momento, os bombeiros não divulgaram o balanço da área destruída ou de animais resgatados.

Além dessas regiões, há ocorrências de queimadas em outros parques de Minas Gerais, incluindo a Serra do Brigadeiro, Serra do Papagaio e Serra do Cabral. A operação envolve mais de 180 bombeiros e brigadistas, que trabalham incessantemente para controlar os focos de incêndio em diversas áreas de proteção do estado.

A situação é crítica, e o Corpo de Bombeiros faz um apelo para que a população evite atividades que possam causar queimadas, principalmente em áreas sensíveis.


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br